Alinhadas à competitividade do mercado e a necessidade de capacitação profissional, instituições de ensino de diferentes países abrem inscrições para bolsas de estudo para cursos de graduação e pós dentro e fora do Brasil. Confira:
Ciência sem Fronteiras
A iniciativa do governo federal, que tem como objetivo promover o intercâmbio de alunos de graduação e pós em diferentes países a fim de manter contato com sistemas educacionais, é uma das mais conhecidas de todo o mundo. O período de inscrição varia de acordo com o tipo de curso. Mais informações no site www.cienciasemfronteiras.gov.br.
Fundação Carolina
Destinadas a estudantes latino-americanos, as bolsas de estudo são direcionadas para alunos de pós-graduação que tem interesse em estudar na Espanha. Há, ainda, vagas para programas de doutorado e pós-doutorado. As inscrições abrem, anualmente, no mês de dezembro. Mais informações no site www.fundacioncarolina.es.
Fundação Lemann
Por meio do Programa Lemann Fellowship, a fundação oferece bolsas de estudos em algumas das melhores universidades do mundo. Para se candidatar, é preciso primeiro ser admitido em uma das universidades que participam do programa e, posteriormente, participar do processo interno utilizado pela instituição de ensino para selecionar os alunos que irão receber o incentivo. Mais informações no site www.fundacaolemann.org.br.
Global Scholarship Alliance
Durante todo o ano, o programa americano oferece bolsa de estudos para os enfermeiros internacionais. Além do incentivo, os profissionais passam por treinamento prático e mantém emprego no campus da Universidade de filiados a instituições de saúde. Mais informações no site www.globalscholarship.net.
Instituto Ling
Com inscrições até o dia 9 de maio, o órgão oferece bolsas de mestrado e pós para alunos brasileiros já aprovados em universidade de primeira linha no exterior. Os resultados saem em 3 de agosto. Mais informações no site www.institutoling.org.br.
Laspau
O programa oferece 500 bolsas de estudo de doutorado pleno para brasileiros nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de agosto e o processo seletivo será conduzido pela Laspau, organização sem fins lucrativos afiliada à Harvard University. Mais informações no site www.laspau.harvard.edu/pt-br.
Santander Universidades
As bolsas oferecidas pela instituição variam de acordo com o destino do estudante.
• Bolsas Fórmula Santander: com inscrições até 7 de setembro, a bolsa-auxílio com valor equivalente a 5 mil euros por aluno deve ser usufruída durante o período de até um semestre pelos estudantes de graduação ou pós para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação. Para receber o incentivo, as universidades, tanto a de origem como a de destino, devem manter parceria com a instituição;
• Bolsas Ibero-Americanas: com inscrições previstas até 10 de maio, o programa concede bolsa a 1.060 universitários. O valor é equivalente a 3 mil euros e o curso no exterior pode ter duração de até um semestre em uma das universidades conveniadas nos países participantes: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Uruguai, Peru, Porto Rico e Portugal;
• Bolsas Top España: o programa contempla três semanas do curso de idioma e cultura espanhola, passagens aéreas, hospedagem e alimentação na Universidad de Salamanca, uma das mais antigas e tradicionais da Europa. As inscrições vão até 10 de maio.
Mais informações em www.santanderuniversidades.com.br/bolsas.