O planejamento estratégico é uma das principais habilidades que devem ser desenvolvidas dentro de uma organização, permitindo o direcionamento dos esforços da equipe para as ações que levarão ao alcance dos objetivos pretendidos. Por definição, o planejamento estratégico é um processo que tem o objetivo de estabelecer os melhores caminhos a serem trilhados pelos colaboradores, levando ao alcance das metas e objetivos organizacionais.
Dicas para elaborar um planejamento estratégico para sua empresa
Estabeleça a missão, visão e valores da empresa
Este é o primeiro e principal ponto do planejamento estratégico, uma vez que a missão, a visão e os valores da empresa são elementos que direcionam a forma como a organização trabalha. Entenda o que cada um desses conceitos representa:
- Missão: é a que se propõe a empresa, sua razão de existir e a qual necessidade do público será satisfeita por meio do trabalho realizado pela organização;
- Visão: é o que se espera e deseja para o empreendimento em longo prazo;
- Valores: são os princípios éticos e morais que regem a conduta da empresa.
Pesquisa de mercado
Após definir a missão, a visão e os valores do seu negócio, é indicado que a empresa realize uma pesquisa de mercado. Com base nela, será possível identificar seu público, seus principais concorrentes, a melhor localização para o empreendimento, o quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelos seus produtos e serviços, bem como outros fatores que são determinantes para o sucesso da empresa.
Faça uma análise SWOT
A análise SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats), que também pode ser chamada de FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), é uma análise em forma de matriz que identifica tudo o que seu negócio tem a seu favor, bem como os fatores que devem ser melhorados.
As forças e fraquezas estão no ambiente interno da empresa, enquanto as oportunidades e ameaças fazem parte do ambiente externo da organização. De maneira geral, a empresa tem controle sobre o que está no seu ambiente interno (forças e fraquezas), enquanto o que está no ambiente externo (ameaças e oportunidades) não é passível de controle direto. Apesar disso, a empresa pode buscar adaptações para ter mais vantagens competitivas no mercado em que atua.
Elabore o modelo de negócio
Não há planejamento estratégico sem a elaboração do modelo de negócio, um documento que descreve tudo o que envolve o empreendimento, incluindo os seguintes elementos: proposta de valor, segmento de clientes, os canais de distribuição, relacionamento com o cliente, atividade-chave, recursos, parcerias, fontes de receita e estrutura de custos.
Planejamento estratégico: união de todos os elementos
O planejamento estratégico une todas as informações e elementos citados, sempre focando no sucesso a médio e longo prazo. Vale ressaltar que o planejamento estratégico não deve ser estático, ou seja: é importante que ele sempre seja revisado e atualizado para se adequar ao atual cenário da empresa e do mercado.