No mundo dos negócios, a timidez é um problema que deve ser enfrentado e deixado para trás. Você que se encaixa no perfil pode pensar que não é tão simples assim mudar seu comportamento, mas é necessário. De acordo com o co-fundador do Clube do Networking, Maurício Cardoso, se sair bem durante o networking é, na verdade, um investimento pessoal que exige comprometimento para dar resultados positivos.
“Os tímidos sofrem mais para dar o primeiro passo, entrar em rodas, se apresentar para desconhecidos em um networking”, afirma Cardoso. Ficou interessado em como superar este obstáculo? Confira cinco truques de networking para quem é tímido:
1) Selecione seus contatos
Já que a timidez é uma barreira que impede que você se apresente e inicie a conversa com um estranho, selecione um alvo apenas e dedique sua energia a esta pessoa. “Para evitar desgastes à toa, os seus tiros devem ser certeiros”, reforça o co-fundador do Clube do Networking. Com menos pessoas para conversar você também ganha mais tempo de preparação antes da conversa.
2) Peça ajuda a um amigo
O primeiro contato é sempre o mais difícil para quem é tímido, portanto, uma boa saída é pedir ajuda a um amigo na hora da apresentação. “É uma tática para quebrar o gelo e engatar uma conversa usada até pelos mais extrovertidos”, afirma Cardoso.
3) Utilize recursos digitais… com moderação
As redes sociais revolucionaram a comunicação e o networking também. Você pode utilizar o Facebook, Instagram e Twitter para dar os primeiros passos em uma conversa de negócios. Porém, não fique somente no mundo virtual. Encontros presenciais passam muito mais confiança e são fundamentais em um determinado momento.
4) Pontualidade nos eventos
“Quando ainda há poucas pessoas no ambiente, fica mais fácil se aproximar e começar conversas com mais tranquilidade”, explica Cardoso. Programe-se para chegar mais cedo em feiras e congressos que irão reunir várias pessoas.
5) Prepare-se (bem) para o networking
Uma das regras para ter sucesso durante um evento de networking é saber ouvir. Por isso, pesquise bem o perfil de pessoas que irão no encontro, conheça o mercado em questão e esteja preparado para fazer as perguntas certas nos momentos certos. “Se você estudar e pesquisar o suficiente, saberá elaborar questões interessantes sobre a sua área profissional. Além de causar uma boa impressão, você ainda se livra da necessidade de falar sobre amenidades”, finaliza Maurício Cardoso.