Levantamento da consultoria de comunidade de carreiras Love Monday’s, com 800 jovens trainees e ex-trainees, apontou os fatores positivos e negativos de todo o programa de grandes empresas. Segundo Luciana Caletti, CEO da Love Monday´s, é preciso que o jovem alinhe suas expectativas de acordo com que a empresa procura, evitando assim futuras frustrações durante o programa de trainee.
Confira na sequência mais detalhes sobre o que os estudantes gostam e odeiam em programas de trainee:
Fatores positivos em programas de trainee
1) Clima agradável no ambiente de trabalho: a maioria dos estudantes entrevistados apontou o bom clima no local de trabalho como o principal fator positivo dentro do programa de trainee. “O jovem em começo de carreira é muito influenciado pelo ambiente de trabalho e pelos colegas e chefes”, afirma a CEO da Love Monday’s.
2) Crescimento na carreira: o desejo de crescer profissionalmente dentro da empresa é um dos fatores positivos apontados pelo levantamento. Porém, é preciso ter paciência e respeitar as etapas da empresa, além é claro, de apresentar ótimos resultados que justifiquem as eventuais promoções.
3) Aprendizado: “Muitas empresas consideram os trainees seus futuros líderes e, portanto, investem na criação de oportunidades de aprendizado e progressão na carreira após o término do programa”, complementa Luciana Caletti.
Fatores negativos em programas de trainee
1) Baixo salário: principal reclamação dos jovens que passam por programas de trainee é a remuneração. “Os salários dos trainees de consultorias são mais baixos, apenas bancos de investimento oferecem as remunerações mais altas. Antes de criar muita expectativa é importante pesquisar sobre o salário e o pacote de benefícios que a empresa oferece aos participantes do programa”, afirma Luciana. A média salarial de um trainee é de R$ 3.267.
2) Falta de estrutura no plano de carreira: muitos jovens que passam por programas de trainee acabam se frustrando após o final desta etapa, já que em alguns casos a empresa não lhes apresenta um plano de carreira adequado às suas expectativas. “O risco para a companhia que investiu neste jovem profissional ao longo de dois anos, que é a duração média do trainee, é que ele vá buscar essa progressão no mercado”, complementa Luciana.
3) Falta de reconhecimento: o jovem se sente desmotivado por não receber o reconhecimento que acha necessário, mesmo que sejam elogios no dia a dia, causando insatisfação.