Pauta nas agendas governamentais em todo o mundo, a sustentabilidade tem se destacado também no mercado em geral. Isso porque os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigentes, fazendo com que as empresas passem a criar iniciativas sustentáveis. Além disso, com a economia em uma fase difícil, a ordem é economizar e reduzir o consumo de água, energia e produtos, claro!
Confira dez dicas que podem ajudar a tornar a empresa e os colaboradores mais sustentáveis.
Escolha o ar-condicionado certo.
Opte sempre pelo produto que tenha o selo do Programa de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que assegura os melhores índices de eficiência energética.
Use corretamente seu ar-condicionado.
Considere as dimensões exatas do escritório, ou seja, área, número de pessoas, temperatura ambiente, computadores entre outros.
Descarte corretamente o lixo.
A dica, apesar de básica, nem sempre é executada em casa ou no ambiente de trabalho. A separação e descarte correto do lixo produzido não custam nada. Ajudam o meio ambiente e o empreendedor ainda vai colaborar para a geração de empregos na indústria de separação de lixo.
Economize na impressão.
Instale um software para gerenciar os conteúdos e evite que páginas da internet, emails e muitos outros documentos sejam impressos desnecessariamente.
Desligue da tomada.
Deixar em stand-by não é suficiente para economizar energia, já que os equipamentos eletrônicos gastam energia mesmo quando estão aparentemente desligados. Sendo assim, se não estiver usando, desligue-os por completo.
Substitua todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED.
Além do gasto ser menor, sua durabilidade média é de 40 mil horas – esse período só é válido se a instalação estiver equilibrada.
Torne seus cartões de visita mais “verdes”.
Os cartões são parte do marketing de uma empresa, mas há uma maneira de torná-lo mais eco-friendly. Troque os papéis comuns por papéis reciclados e utilize tintas à base de soja.
Transforme seu website em uma página mais verde.
Seguindo a linha do cartão de visita, uma boa ideia é criar um website sustentável. Para isso, utilize sites de hospedagem e servidores eco-friendly e técnicas de design com eficiência energética. Não esqueça de incluir as iniciativas de sustentabilidade da empresa, como contadores de redução de emissão entre outros.
Neutralize as emissões de carbono.
Muitas empresas já medem suas emissões, se destacando em todo o mercado. Procure saber quanto sua empresa emite durante suas atividades diárias e quantas árvores seriam necessárias para neutralizar todo esse carbono lançado na atmosfera.
Garanta um ambiente de trabalho saudável.
A sustentabilidade envolve, além do meio ambiente, a responsabilidade sobre os públicos com os quais se relaciona. Dessa forma, é preciso garantir uma gestão de pessoas eficientes e um ambiente saudável para o desenvolvimento pessoal e profissional. Se for um líder, esteja sempre por perto.