Liderar uma equipe, apesar de prazeroso, pode ser uma tarefa muito difícil. Isso porque, além das atribuições do cargo, divisão de tarefas e metas a serem cumpridas, é preciso manter os colaboradores motivados.
No mercado atual as equipes têm pessoas de diferentes idades e gerações, o que gera um conflito entre as que já estão há algum tempo na empresa e outras que acabaram de entrar. Porém, essa mistura pode ser positiva para todas as partes.
Para isso, é preciso que o líder saiba equilibrar as competências de cada colaborador, independente da sua experiência. Segundo a professora do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), Melissa Antonychyn, ser claro e comunicativo pode ajudar neste relacionamento entre o líder e sua equipe.
“Em contextos que prevalecem a diversidade de gerações, o líder deverá ter inicialmente uma percepção muito acurada de si mesmo e criar uma atmosfera que permita a troca constante de feedbacks assertivos, de forma que surja uma empatia entre os membros da equipe”, comenta.
O embate entre gerações pode acontecer com o próprio líder, já que atualmente é comum ele ter uma equipe mais velha. Esta situação, particularmente, pode ser embaraçosa quando se fala em relacionamento entre as partes. Por serem mais jovens, alguns líderes podem enfrentar o preconceito dos demais, que acreditam que eles não são comprometidos.
Dicas para melhoras as relações profissionais
Para minimizar qualquer problema e aproveitar ao máximo seus colaboradores, Melissa acredita que é necessário que o gestor saiba como se posicionar e passar confiança, bem como lidar e aprender com as experiências que sua equipe carrega. Normalmente, há detalhes técnicos e conhecimentos sobre a empresa que somente os mais experientes sabem e podem compartilhar.
Uma maneira de garantir que o ambiente seja sempre propício ao desenvolvimento e a equipe esteja sempre motivada é o líder colocar os integrantes em áreas que eles produzam mais e melhor, com inovação, tecnologia, redes sociais entre outros tantos cargos. Dessa forma, é possível unir e fortalecer este grupo de pessoas.
Além disso, desenvolver e apoiar novas atividades que envolvam todos do grupo e que buscam o melhor de cada colaborador permitem mais sinergia e melhoram a união do grupo.