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Como aumentar a eficiência dos processos seletivos?

Hoje os profissionais buscam cada vez mais especializações e preparos que os diferencie no mercado de trabalho, mas será que as empresas sabem como recrutar os melhores colaboradores?

iStockphoto.com / kaspiic Algumas pré-definições ajudam bastante na hora de divulgar a vaga e selecionar os currículos.

Se os profissionais em busca de emprego melhoram cada vez mais suas habilidades para se tornarem competitivos, as empresas também possuem a responsabilidade de saber avaliar esses profissionais e selecionar aqueles que melhores se encaixam às suas necessidades e filosofias.

A Professora Doutora Vivian Rio Stella, pós-doutora em Linguística pela Unicamp, separou algumas dicas que podem contribuir para a eficiência dos processos seletivos:

Saiba o que está buscando

Ao criar uma descrição de vaga de emprego, é fundamental descrever o que de fato o candidato terá que realizar em seu dia a dia. A descrição não precisa ser prolixa e cheia de detalhamentos, mas precisa dar conta de apresentar a vaga de maneira fiel. É comum descrições genéricas que atraem inúmeros profissionais que não se encaixam direito no que é pedido. Foque em buscar mais qualidade e menos quantidade na hora do recrutamento. Quanto melhor explicada a vaga, menos profissionais deslocados a buscarão.

Saiba definir os critérios de seleção

Vivian aponta em seu texto que muitos testes e dinâmicas são feitos sem que se saiba a qual objetivo se quer chegar com eles. Antes de definir o tipo de teste que fará com seus candidatos, tenha em mente o que você precisa desse profissional, quais são os valores que você quer nesta pessoa, qual o perfil que sua empresa precisa no momento. Existem pessoas mais analíticas, outras mais comunicativas, outras mais racionalistas, no momento, qual tipo de pessoa você busca? Sem ter a clareza das necessidades fica complicado definir o perfil ideal. Somente depois de definir esse perfil é que será possível construir as dinâmicas e atividades que servirão de testes.

Seja transparente em todo o processo

Divulgar o status do processo a todos os candidatos é muito importante e mostra a seriedade e a valorização que a empresa dá aos profissionais. Os candidatos que não foram selecionados merecem receber o feedback tanto quanto os que foram chamados. Empresas sérias precisam mostrar comprometimento em suas ações. Isso dá credibilidade e faz com que cada vez mais profissionais de qualidade busquem uma vaga em sua empresa. Empresas com políticas humanas e sérias atraem colaboradores qualificados e sérios.

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