Home > Mercado de Trabalho > Dicas de como criar um currículo atrativo

Dicas de como criar um currículo atrativo

O profissional precisa sempre ser verdadeiro e coerente na hora de enviar informações para o selecionador

Istock.com / AndSim Para elaborar um currículo é preciso ter atenção e selecionar as informações mais importantes.

Na maioria das vezes o primeiro contato que uma empresa tem com um candidato é por meio de um currículo. E se ele não apresentar informações que chamem a atenção dos recrutadores, certamente boas oportunidades serão perdidas.

Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, os profissionais precisam redobrar a atenção e a dedicação na hora de elaborar um currículo. Mas como selecionar os dados que realmente fazem a diferença na hora de enviar sua candidatura a uma vaga?

A professor de Gestão de Pessoas do Ibmec/RJ, Ylana Miller, também sócia-diretora da Yluminarh, enumerou as informações que não podem faltar no currículo e deu dicas de como torná-las mais atrativas. Veja:

Objetividade e clareza

As informações devem ser focadas no objetivo profissional, nas experiências anteriores e formação acadêmica. Um breve resumo das principais qualificações também é essencial. Não há necessidade de escrever o endereço residencial e os documentos pessoais. O contato deve ser o número de celular e e-mail. Não forneça telefone ou e-mail de terceiros.

Outras qualificações

Informe a idade, estado civil e se tem mobilidade para trabalhar em outra cidade. Neste item também pode mencionar outras atividades, como esportes e responsabilidade social. Essas informações também contribuem para a triagem no processo seletivo e na análise em relação ao perfil da vaga em aberto.

Cursos de aperfeiçoamento

Relacione os principais cursos que já concluiu e os que está cursando, incluindo a instituição de ensino e o período de realização. Cuidado com os exageros! Um currículo deve ter no máximo duas páginas, portanto insira os cursos mais relevantes e que se relacionam com a sua trajetória de carreira.

Idioma

Somente informe que se comunica em outro idioma caso o nível de qualificação for, no mínimo, o intermediário. Processos seletivos que exigem um segundo idioma aplicam testes e/ou realizam entrevistas e profissionais com um nível básico não são aprovados.

Dados reais

Todas as informações de um currículo devem ser verídicas. Não mencione algo que ainda pretende realizar e/ou alguma atividade que jamais participou. As informações podem ser checadas. Jamais informe inverdades em um currículo e/ou em qualquer etapa de um processo seletivo. Esta atitude compromete a integridade do profissional.

Matérias Relacionadas