Aquela pessoa “faz tudo”, que desenvolve suas tarefas ainda de maneira bem crua e acha que ainda é inexperiente demais para ter algum ensinamento para passar, não existe mais.
Com empresas cada vez mais exigentes e com pouco tempo para apresentar resultados satisfatórios, os estagiários já trazem na mochila uma certa bagagem e chegam prontos para mostrar trabalho e brigar com profissionais maduros de igual para igual por reconhecimento, bons cargos e salários expressivos.
Com isso, é preciso reconhecer que esse “sangue novo” que ocupa cargos iniciantes nas empresas tem muito a ensinar e pode ajudar a renovar o comportamento de quem já está no mercado há muito tempo e acha que apenas os anos acumulados são suficientes para garantir o emprego.
Quer saber o que aprender com eles? A plataforma Estagiários Online, especialista em recrutamento de estudantes, selecionou cinco atitudes e qualidades inerentes à nova geração que todos os profissionais deveriam cultivar. Confira:
1. Desafiar a hierarquia
Não aceitar a palavra do chefe só por ser o chefe. Colocar o seu ponto de vista e questionar atitudes engessadas – sempre com educação e no momento adequado – são ações que promovem a boa comunicação e relacionamento da equipe, além do sentimento de pertencimento à empresa.
2. Estar atualizado
A nova geração é naturalmente inquieta, curiosa e traz a tecnologia no sangue. Faz parte do perfil de quem está entrando no mercado estar antenado nas redes sociais e tendências do setor. “É impossível estar alheio aos novos recursos digitais. Aqueles que subestimaram o poder das redes sociais foram passados para trás por quem percebeu o potencial das comunidades virtuais para ações de marketing, por exemplo”, avalia Kleber Costa, CEO do Estagiários Online.
3. Flexibilidade
Para os estagiários não há tarefas melhores ou piores, todas trazem algum tipo de aprendizagem. O desejo de extrair o máximo de experiência faz com que eles assumam diversas funções e tenham uma amostra de diferentes setores da empresa, conhecimento desejável a todos os funcionários.
4. Aprender com o outro
“Por estar no início da vida profissional e ter pouca experiência, espera-se que o estagiário pergunte aquilo que não ficou claro”, afirma Costa. Saciar as dúvidas – e não ter vergonha disso – deve ser um costume de qualquer funcionário, pois evita mal-entendidos.
5. Proatividade
Todo estagiário quer mostrar trabalho para seus superiores e, por isso, a proatividade é uma característica comum. Apresentar ideias criativas, ter iniciativa e estar à disposição dos colegas quando for necessário são atitudes que devem iniciar no estágio e perdurar até o fim da vida profissional.