Com ou sem crise, procurar emprego não é uma tarefa simples. Temos que ter paciência para navegar pelos inúmeros sites de vagas que possuem nosso cadastro na ânsia por achar alguma oportunidade que se adéque a todos, ou pelo menos à maioria, dos nossos quesitos. E nesse processo, o Google encontrou uma forma de ajudar.
Por meio da nova ferramenta Google for Jobs (Google para Empregos), o usuário vai fazer uma busca como de costume e, se o novo recurso de inteligência emocional identificar um interesse por vagas de emprego, vai entrar em ação mostrando nos resultados as vagas que disponíveis em alguns sites parceiros de emprego.
Além de identificar rapidamente os níveis salariais do cargo, o usuário poderá filtrar os resultados por data do anúncio da vaga, tipo de jornada e localização, que será integrada com o Google Maps. Apenas um clique vai direcionar o profissional para a página do site que oferece a oportunidade.
O CEO Sundar Pichai apresentou a novidade durante o Google I/O 2017, conferência anual para desenvolvedores. A gigante informou que alguns parceiros abraçaram o projeto, entre eles Facebook, LinkedIn, Glassdoor, Monster e CareerBuilder. A ferramenta ainda não tem data definida para ser lançada nos Estados Unidos, mas certamente quando começar a funcionar por lá não vai demorar muito para dar as caras por aqui.
Em entrevista ao jornal Usa Today, Chris Hyams, presidente da empresa Indeed, disse: “Estamos felizes em ver que o Google despertou para o fato de que a busca de empregos é uma das mais importantes na vida de qualquer pessoa.”