Antes de conseguir um emprego, os candidatos geralmente passam por processos de seleção que envolvem a realização de uma prova, dinâmica ou conversa individual. Uma segunda entrevista de emprego é a segunda etapa desse processo, e significa que o indivíduo passou pela primeira fase, o que já é um bom começo.
Por outro lado, a tendência é que cada etapa da seleção seja mais criteriosa e, por isso, é fundamental manter a calma para continuar se destacando entre os entrevistados. A maioria das pessoas se prepara bastante para a primeira entrevista e, quando chega para uma segunda, já não tem mais o que falar. Para evitar esses imprevistos e saber como se comportar na segunda etapa de seleção de um emprego, confira quatro dicas para se sair muito bem:
Dicas para fazer a segunda entrevista de emprego
Prepare-se
A segunda entrevista tende a ser muito mais profunda e específica do que a primeira. Por isso, é bem provável que outras pessoas que você ainda não tinha visto na etapa inicial apareçam na sala para fazer parte do processo. Provavelmente, essas pessoas são supervisores, chefes e executivos com mais anos de experiência e que estão ali para avaliar a sua posição. O segredo é ir preparado para essa situação e não se intimidar na presença de pessoas estranhas.
Saiba responder todas as questões de maneira profissional
Como você já passou pela primeira seleção, essa segunda fase é mais voltada ao seu currículo. Os entrevistadores, que geralmente são os seus futuros empregadores, irão questionar sobre todas as questões do seu currículo, vão querer saber melhor sobre suas experiências e se você saberá colocar todas elas em prática no novo emprego. Para responder a todas corretamente, mantenha a calma e responda tudo o que lhe for perguntado, sem mentiras e de forma completa.
Cuidado com as pegadinhas
A segunda entrevista pode ser marcada pela presença de perguntas hipotéticas, ou seja, a respeito de situações que nunca vão acontecer. Fique atento a essas perguntas, pois o objetivo delas é saber como você lida com os problemas que aparecem. Portanto, não responda de qualquer jeito e encontre a melhor alternativa para a situação apresentada.
Tenha atenção ao negociar o salário
Não questione o salário, mas esteja preparado para esse assunto, caso ele apareça. Em algum momento da entrevista, é provável que a empresa apresente as ofertas e pergunte a respeito de suas propostas. Para não exagerar e nem sair no prejuízo, é bom você pesquisar e saber quanto um profissional com as mesmas especializações que você está ganhando no mercado. Mantenha a postura e mostre o seu potencial e o seu valor.
Mostre interesse pela empresa
Na segunda entrevista de emprego é bem comum que os entrevistadores levem os candidatos para conhecer as instalações da empresa. Você será apresentado aos possíveis futuros colegas, será levado à sua possível futura sala e a todos os demais setores. Essa é a hora de se mostrar realmente interessado e empolgado com a oportunidade.