O mundo corporativo é cheio de altos e baixos, especialmente quando há uma crise econômica afetando o País e as relações comerciais das empresas de todo o mundo. Nos últimos dois anos, diversas empresas tiveram que desligar muitos dos seus colaboradores para evitar que suas portas fossem fechadas.
Diante desse cenário, os profissionais começaram a se sentir inseguros e ameaçados dentro do ambiente de trabalho, com medo de perder seu espaço para profissionais mais jovens, antenados e mais baratos. Além disso, há a pressão pelas entregas de trabalho, cumprimento de prazos, participação em reunião e outras obrigações que tornam o dia a dia desses profissionais recheado de estresses.
Como consequência desse cenário, a maioria dos profissionais começa a sentir insegurança — o que prejudica diretamente o desenvolvimento de seu trabalho, afetando a produtividade e a saúde psicológica e física. O consultor de recursos humanos e professor de liderança e gestão da Fundação Getúlio Vargas, Christiano Moreno, ressaltou ao site da Exame que o “risco é virar uma ideia obsessiva e atrapalhar o rendimento”.
Infelizmente, ninguém consegue controlar suas preocupações, especialmente com toda a pressão social e familiar para que o indivíduo tenha um emprego e construa uma carreira de sucesso. Esse tipo de preocupação excessiva, porém, pode desencadear uma série de outros problemas e dificuldades profissionais.
Para quem está passando por essa situação e quer ajuda para controlar essas emoções negativas, separamos algumas dicas que podem ajudar a superar a insegurança no ambiente corporativo. Confira:
9 dicas para superar a insegurança no ambiente de trabalho
- Procure atividades que ajudam a distrair a mente e tirar o foco dos problemas;
- Encontre profissionais que passaram por essa mesma situação de insegurança, de modo que eles possam te ajudar com suas experiências;
- Faça um plano de carreira alternativo, para caso algo dê errado;
- Livre-se da ideia de encontrar um emprego perfeito;
- Faça com que o medo se torne um aliado que te ajuda a avaliar o que te incomoda e identificar as coisas que estão dando errado em sua vida profissional;
- Converse com amigos, familiares e profissionais que podem te ajudar a encontrar seus pontos fortes e fracos;
- Mantenha-se visível dentro do mercado de trabalho;
- Confie em sua capacidade profissional;
- Levante a cabeça e siga sempre em frente.