A curva ABC é um instrumento de gerenciamento que permite identificar, em um determinado período, os itens que demandam atenção especial, levando em conta o consumo e a quantidade disponível para o uso, com o objetivo de classificá-los conforme a sua importância. Ou seja, é uma ferramenta que possibilita realizar a compra estratégica de materiais, reduzir itens, identificar artigos mais relevantes, com mais saída e os de menor impacto.
O método também recebe o nome de curva 80-20 e foi baseado no teorema do economista Valfrido Pareto, que realizou um estudo na Itália, no século XIX, para descobrir a concentração de renda e riqueza da população. No final da pesquisa, ele identificou que a pequena parcela de pessoas (20%) centralizava a maior parte da riqueza (80%). Mais tarde, um engenheiro aplicou o conceito para saber quais eram os itens existentes no estoque da empresa em que trabalhava.
Atualmente, a curva ABC é muito utilizada na administração de estoques, para a definição de políticas de vendas, para estabelecer prioridades, entre outros. Alguns exemplos de curva ABC são estudo refinado de mão de obra, relação entre preço e consumo de mercadorias e vendas.
Classificação ABC
A curva ABC é classificada em três grupos, partindo do mais relevante para o de menor importância. São eles:
Classe A: itens de maior valor ou consumo recebem atenção redobrada. Eles equivalem a 20% do total e 70% do valor monetário;
Classe B: itens intermediários, que correspondem a 30% do total e 20% do valor monetário;
Classe C: itens de menor valor, importância ou quantidade. Eles representam 50% do total e 10% do valor monetário.
De maneira geral, para calcular a curva ABC usa-se a seguinte regra:
Como calcular curva ABC
- Liste todos os itens em estoque;
- Monte uma tabela com colunas para descrição, preço unitário, quantidade e valor total (preço unitário x quantidade);
- Em ordem numérica, insira mais uma coluna para classificar os itens pelo valor total. Depois, utilizando essa mesma coluna reorganize os produtos, conforme o valor total (em ordem decrescente);
- Acrescente mais uma coluna para o valor total acumulado (valor do produto somado ao valor de todos os itens anteriores);
- Em seguida, inclua mais uma coluna para calcular a porcentagem representada pelo valor de cada item em relação ao valor total acumulado de todos os produtos.
Dessa forma, será possível ter uma classificação para gerir os produtos levando em conta a prioridade de cada um. Assim, ao somar a porcentagem de cada produto sobre o valor total acumulado você saberá quais itens controlar para realizar a gestão do estoque.