Inteligência intrapessoal é uma habilidade que diz respeito à capacidade de identificar as próprias emoções e sentimentos, utilizando esse conhecimento de maneira positiva na hora de lidar com as mais diversas situações do trabalho e do dia a dia.
Diferentemente da inteligência interpessoal, esse tipo de inteligência está ligada à capacidade que o indivíduo tem em controlar suas emoções diante de diversos desafios que fazem parte da vida pessoal e profissional.
Em outras palavras, uma pessoa que possui inteligência intrapessoal tem facilidade para lidar com seus sentimentos e não permite que as emoções interfiram no dia a dia. Por conhecer seus pontos fracos e pontos fortes, esse indivíduo apresenta maior facilidade no momento de traçar metas e objetivos, já que tem conhecimento suficiente sobre si mesmo e sabe quais resultados pode alcançar.
Inteligência intrapessoal: qual sua importância para a carreira?
Um profissional que possui inteligência intrapessoal tende a se dar bem em qualquer que seja a sua área de atuação, visto que esse tipo de inteligência ajuda o indivíduo a fazer as melhores escolhas dentro do ambiente de trabalho. Por outro lado, pessoas que não têm facilidade para trabalhar com seus sentimentos e emoções estão mais suscetíveis a problemas na carreira, pois dificilmente terão capacidade para lidar com as situações mais tensas.
Como a inteligência intrapessoal pode ser desenvolvida?
Ninguém nasce com inteligência intrapessoal, porém ela pode ser desenvolvida de diversas formas. Atualmente, muitas empresas já investem nas técnicas de Coaching para estimular o autoconhecimento de seus profissionais, já que o autoconhecimento é a palavra-chave para conquistar esse tipo de habilidade.
Com o auxílio do Coaching, o profissional conta com o auxílio de um treinador (Coach) que orienta as atividades que estimulam o autoconhecimento e, dessa forma, realiza exercícios que ajudam a melhorar a percepção sobre si mesmo.