Treinamento é um termo que diz respeito à capacitação de uma pessoa para um cargo, já desenvolvimento engloba uma noção maior de educação e filosofia de vida, portanto, o primeiro diz respeito a uma ação de recursos humanos pontual e o segundo ao futuro do trabalhador que já está inserido há algum tempo na organização empresarial.
Se, em um primeiro momento, treinar pessoas parece sinônimo de custos, é bom entender que o desenvolvimento de pessoal representa desde uma possível criação de um programa de mentores até se estender ao rodízio de papéis dos profissionais dentro da empresa. Essa maleabilidade alavanca a produção e faz com que os funcionários trabalhem de forma mais feliz e sincronizada com as políticas da empresa.
Conheça alguns tipos de treinamento para funcionários:
1 – Grupos de Estudos
Reserve algumas horas da semana para que um grupo de profissionais possa pesquisar e estudar temas que sejam considerados importantes ou desafiadores para a empresa. Com o grupo de estudos é possível que cada profissional apresente demandas e desafios que possam ser superados pela empresa. Esses diálogos fazem com que profissionais de áreas diferentes conheçam melhor o papel e relevância do trabalho de seus companheiros e juntos busquem superar desafios e criar mecanismos que facilitem a rotina de trabalho e aumentem o desempenho da equipe.
2 – Programa de Mentores
Trabalhadores mais experientes podem se tornar supervisores do trabalho daqueles que estão iniciando na área. Além de criar metas e cobrar resultados, é papel dos mentores auxiliarem os novatos, apresentar as políticas da empresa, mostrar as perspectivas de crescimento dentro da área em que atuam e também motivar seus colegas. O mentor deve ser visto como um facilitador do trabalho do iniciante, alguém em quem se pode confiar.
3 – Rodízio de Papéis
Os trabalhadores têm a oportunidade de conhecer diferentes áreas da empresa e suas atuações. Esse tipo de treinamento é muito importante para unir a equipe e criar um espírito de solidariedade entre os funcionários, pois permite que eles conheçam as responsabilidades e dificuldades que seus colegas enfrentam no dia a dia. Ele também permite que os profissionais se capacitem e sejam preparados para exercer as habilidades dos outros profissionais em casos emergenciais. É ainda uma estratégia útil para que os jovens talentos identifiquem com qual setor têm mais afinidade, aprendam sobre o funcionamento de toda empresa e se preparem para assumir cargos de liderança.
4 – Palestras de Colaboradores
Sempre que algum funcionário tiver a oportunidade de fazer um curso ou se atualizar em determinada área, é importante que ele transmita o conhecimento recém-adquirido aos companheiros para que todos possam se beneficiar das novas técnicas de trabalho. Se, de tempos em tempos, a empresa investe no aperfeiçoamento externo de alguns funcionários e esses retransmitem os ensinamentos aos outros, o custo do investimento logo retorna em produtividade e capacitação. Sem contar que um profissional que se sente desafiado e valorizado pela empresa tem muito mais empenho em “vestir a camisa”.
5 – Treinamento com Parceiros
Use as empresas parceiras da sua como fonte de troca de experiências. Profissionais que compartilham conhecimento têm muito mais chances de crescer. Se a empresa é parceira da sua, conheça as demandas e necessidades dela e procure tentar auxiliá-la, da mesma forma tenha a consultoria dela para as suas demandas. Quanto mais diálogo e troca de experiências entre funcionários e parceiros, maior é a sintonia no ambiente de trabalho.