Quem não gostaria de saber dicas assertivas antes de uma entrevista de emprego? Agora imagine se as dicas viessem do setor de RH de uma das empresas mais admiradas de todo o mundo, o Google! Foi o que fez o chefe da área de pessoas da “melhor empresa para se trabalhar”, Laszlo Bock, que é o responsável por recrutar, desenvolver o segurar os maiores talentos que passam pela empresa todos os anos. Bock compartilhou seis dicas para sair na frente da concorrência durante uma entrevista de emprego. Confira!
1 – Acerte o futuro
Segundo Lazslo, você pode antecipar até 90% das perguntas que serão realizadas na entrevista e, com isso, se preparar melhor para disputar uma vaga. Questões como “Me fale um pouco sobre você?”, “Qual é sua maior fraqueza?” e “Qual é o seu maior ponto forte?” são bem comuns e até algumas respostas criativas e convincentes podem ser encontradas no maior site de buscas da internet.
2 – Esteja preparado para o ataque
Tenha na ponta da língua respostas automáticas e convincentes. Uma boa dica é pesquisar as perguntas mais utilizadas em entrevistas de emprego, como no item anterior, e escrever as repostas. Segundo Bock, não é aconselhável deixar para tomar decisões tão importantes em cima da hora.
3 – Tenha uma carta na manga
Lazslo Bock também dá a sugestão de ter mais de uma reposta para cada pergunta realizada. O motivo é bem simples: se perceber que uma das respostas que planeja dizer não irá agradar ao entrevistador, mude para o plano B. É fundamental ter uma carta na manga em momentos assim.
4 – Dê exemplos, prove sua resposta
Caso o entrevistador, por exemplo, pergunte sobre “Como é que você lidera”, responda com exemplos e situações onde sua liderança foi exigida e quais os resultados conquistados. Apresentar fatos reais pode fazer grande diferença.
5 – Sinta o ambiente e faça bom proveito do local da entrevista
Antes mesmo de começar a entrevista, dê uma boa olhada na sala de reunião em que está. Veja se algum quadro, objeto na mesa ou qualquer outro detalhe possa ser utilizado a seu favor durante o tempo que passará ali. Conexões que aproximem o candidato ao futuro e desejado ambiente de trabalho podem indicar uma posição mais favorável. O mesmo vale para a linguagem corporal do entrevistador, pois se o mesmo parecer cansado ou entediado com a entrevista, tente algo novo que mude o rumo da reunião.
6 – Pratique suas repostas em voz alta
Não tenha vergonha de praticar suas repostas em voz alta, se possível, com a ajuda de um amigo ou familiar. O segredo é praticar mais de uma vez até você mesmo se convencer de que o que está falando é uma boa história.