Todo mundo gosta de acertar e atingir a perfeição em alguns momentos é gratificante. Afinal, quem nunca gostou de ser reconhecido pelas coisas boas que realizou e parabenizado pelos acertos?
Mas, e quando erramos? Todo mundo é passível de erros e eles, às vezes, são mais comuns que os acertos. Talvez seja por isso que quando eles acontecem, as pessoas sempre buscam um culpado, que deve arcar com o problema.
Essas experiências um tanto quanto negativas, no entanto, devem servir de inspiração. Os erros e fracassos são parte essencial do autoaperfeiçoamento. Basta enxergar que essa é uma parte inevitável do processo para chegar ao topo. Claro que haverá uma chateação momentânea, mas, não seja duro demais com si mesmo e entenda que, pelo menos, tem algo a aprender com isso.
Nesse contexto, algumas empresas vêm apostando em avaliações e análises para verificação do motivo do erro, para que possam investir no problema e não repeti-lo. Para lidar melhor com os erros, algumas dicas podem ser valiosas.
• Primeiramente, supere-o! Você nunca aprenderá se não tiver superado de fato. Conforte-se com amigos, família, equipe, em um restaurante, bar, etc. Depois, mantenha-se de cabeça erguida, esse é o jeito de mostrar que você está pronto para começar a aprender com o erro;
• Aprenda a detectar o erro, qualquer que seja. Mesmo que seja pequeno, ele pode se tornar um problema. Com a detecção preventiva, você evita crises;
• Crie uma cultura do aprendizado: exponha todo erro, analise-o sistematicamente, entenda o porquê ele acontece e quando aconteceu. Depois, busque oportunidades para experimentar as soluções;
• Lembre-se: se você for um gestor, não procure o culpado! Ajude o seu funcionário a entender o erro, o porquê deu errado e, principalmente, permita que ele busque uma solução. Não exponha, de jeito nenhum, seu colaborador para que ele não passe por constrangimento. Isso gera desmotivação;
• Por fim, aprenda de fato! Mantenha-se atento na hora de resolver os problemas ou de executar uma importante tarefa. Você já errou uma vez e não quer fazê-lo de novo, não é mesmo?