Como boa parte do dia é passado no trabalho e não é possível escolher o chefe, o relacionamento interpessoal é de extrema importância no contexto profissional, já que contribui para um bom ambiente dentro da empresa e pode, inclusive, resultar em um aumento da produtividade.
No trabalho, esse relacionamento saudável entre duas ou mais pessoas é uma tarefa árdua, pois o espaço compreende colaboradores com diferentes personalidades e pontos de vistas. Ainda mais entre o chefe e seus colaboradores, uma vez que há uma hierarquia imposta, que sugere respeito e um grau de distanciamento.
Um dos pontos básicos para aperfeiçoar as relações interpessoais é quando as pessoas conhecem a si mesmas e são capazes de se colocarem no lugar dos outros. Para muitos, falar é fácil, porém é preciso ver todos os lados e como seria estar diante da situação-problema.
Além disso, para lidar melhor com o chefe é preciso expressar as suas opiniões de forma clara e direta, mas sem ofender. Quando a pessoa é cordial e não altera seu tom de voz num momento de discussão, fica mais fácil o convívio na organização.
Especialistas em RH dizem que não é indicado estreitar os laços de amizade com o chefe para fora do ambiente de trabalho. Uma vez que já são delegadas as tarefas diárias e alguma situação pode ser levada para o lado pessoal.
Outra maneira de obter uma relação positiva com o superior é fazer sempre o seu melhor. Aproveite os momentos e identifique pontos fortes em seu gestor, peça a ele que mostre como fazer determinadas tarefas. Dessa forma, sempre procure aprender o que puder durante os relacionamentos que estabelece.