Ao longo da última quarta-feira (02/04), enquanto o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), realizava sua terceira reunião em 2014, as estimativas eram de que a taxa básica de juros (Selic) apresentasse aumento de 0,25%. Desta forma, no início da noite, as projeções foram confirmadas através de uma nota divulgada pelo Copom, anunciando a decisão de aumento conforme a porcentagem estimada durante o dia.
No encontro anterior, organizado em fevereiro, foi estabelecido que a taxa básica de juros corresponderia a 10,75% ao ano, porém, com o recente reajuste, a Selic chega a 11%. Para determinar a nova tarifação, o presidente, Alexandre Antonio Tombini, e outros sete membros do Copom fizeram uma votação que, por unanimidade, implementou o acréscimo de 0,25%.
Configurando o nono aumento consecutivo, a taxa básica de juros teve elevação de 3,75 pontos percentuais desde abril de 2013, quando foi registrada a mínima história de 7,25%. Inicialmente, a Selic sofreu mudanças de 0,25%, contudo, no restante de 2013, atingiu altas de 0,50%, de maneira recorrente. Neste ano, tais percentuais têm se alternado desde janeiro.
A elevação da taxa visa auxiliar no controle da inflação, entretanto, representa o maior nível desde o primeiro mês de 2012. Sendo assim, “o Comitê irá monitorar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião [deve ocorrer no final de maio], para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária”.