Figuras de grande destaque no mundo empresarial, como Bill Gates e Mark Zuckerberg, muitas vezes desenvolvem rotinas de trabalho interessantes e se destacam por terem um olhar criativo sobre suas atividades. Dev Tandon, fundador e CEO do grupo The Kini, lista sete hábitos capazes de melhorar seu desempenho no trabalho, por meio de exemplos de empreendedores de sucesso. Confira:
Minimize seu esforço em decisões de baixo impacto
Foque sua energia nos momentos em que grandes decisões serão tomadas. Escolhas simples do dia-a-dia podem ser organizadas por padrões que facilitam a tomada de decisão. Não perca muito tempo com as miudezas e se esforce nos grandes passos.
Se você não consegue decidir rapidamente a roupa que irá usar no dia, ou o que irá comer no café da manhã, acaba gastando muito tempo refletindo sobre coisas triviais e perde a possibilidade de ter grandes ideias. Steve Jobs, por exemplo, nunca foi um ícone da moda e sempre usava as mesmas calças jeans e camisetas pretas. Mentes brilhantes = cabeças que pensam grande.
Não aceite um não como resposta
Se você está prestes a descobrir algo totalmente novo é muito provável que a maioria das pessoas que cruzarem seu caminho terá discursos pessimistas. Confiança e dedicação é tudo nesse momento!
Empreendedores como Elon Musk simplesmente não permitem que alguém os diga que algo é impossível de ser feito. Musk sabe que foco, inovação e perseverança o levarão na direção certa para o cumprimento de seu objetivo. E 90% das startups que falham, pecam na confiança e na perseverança de seguirem em frente com seus projetos.
Dê um passo mais longe do que todos os outros
Empresários inovadores sempre buscarão dar passos que nunca ninguém ousou. Marissa Mayer, CEO do Yahoo, sempre buscou a perfeição e, por isso, atinge resultados incríveis para sua empresa.
Uma vez ela insistiu que sua equipe deveria testar 41 diferentes tons de azul para resultados de pesquisa do Google. Isso a rendeu ótimos resultados. Enquanto alguns pensariam que seu perfeccionismo e sua dedicação são apenas intimidadores, ela provou que possui imenso desempenho e qualidade no trabalho que executa.
Coloque seus clientes em primeiro lugar
Além de colocar seu cliente em primeiro lugar, empresas inovadoras pensam mais longe e imaginam um mundo melhor para atender as necessidades de seus usuários. Empresas como o Twitter possuem verdadeiras filosofias de vida.
O Twitter foi elaborado sobre a premissa da comunicação rápida em todo o mundo. Seus fundadores Evan Williams, Jack Dorsey e Biz Stone se preocupavam em otimizar o sistema e diminuir o número de falhas e essas foram suas maiores preocupações nos primeiros anos da empresa, deixando de lado a exclusiva preocupação com os rendimentos. Isso criou um vínculo entre usuários e fundadores tão importante que permite uma identificação, como se os usuários também tivessem propriedade sobre o produto.
Quando necessário, mude de marca
Ideias inovadoras podem falhar. Muitas empresas só alcançaram o sucesso após a segunda, terceira, sexta tentativa… Não está funcionando? O público não está aderindo? Mude sem medo!
A empresária Payal Kadakia não teve medo de executar mudanças radicais em seu empreendimento até que acertasse em cheio as demandas de seu mercado. Hoje, com a ClassPass, ela conseguiu desenvolver milhares de aulas de ginástica para atender às necessidades de seus usuários.
Seja visível
Empresários inovadores geralmente precisam de ambientes de trabalho flexíveis para desenvolverem suas ideias e terem insights criativos. A maioria não se encaixa nos horários de trabalho padrão (oito horas por dia, cinco dias por semana) e trabalham quando querem. Isso não significa que trabalhem pouco!
Pelo contrário. Pessoas como Sir Richard Branson, fundador do grupo Virgin, se faz disponível para seus clientes a qualquer momento. Ele testa a Virgin Airlines pessoalmente em primeira mão e conversa com funcionários e clientes. Ele sempre expande sua cultura e se inspira para novas ideias.
Mantenha-se fiel à cultura da empresa
Susan Gregg Koger, fundador da empresa ModCloth, começou seu negócio de varejo em linha aos 17 anos e construiu sua empresa sem qualquer experiência profissional no mundo do varejo. Ele levou sua filosofia empresarial a todos os níveis de seu negócio e nunca se deixou influenciar por outros empresários do setor.
Ele propõe uma experiência social de seus clientes e impulsiona a criatividade de seus funcionários. Dessa forma, seu empreendimento nunca está estagnado e sua empresa carrega valores que ultrapassam os produtos e si.