O e-commerce, ou comércio eletrônico, é um mercado que está consolidado no Brasil e só tende a crescer. Comprar sem sair de casa parece ter agradado a população brasileira. Esse fato pode ser observado nos números divulgados pela E-bit, por meio do relatório WebShoppers de 2013, que revelou que o faturamento no ano foi de R$ 28,8 bilhões, um aumento de 28% se comparado a 2012, em que o setor fechou com faturamento de R$ 22,5 bilhões. Já o volume de pedidos saltou de 66,7 milhões em 2012 para 88,3 milhões em 2013, o que representa um crescimento de 32%.
Apesar dos números se mostrarem positivos, é necessário ter cautela, caso queira abrir um e-commerce. Segundo dados do Sebrae, cerca de 60% das lojas virtuais fecham em seu primeiro ano de vida.
O grande vilão desse resultado negativo é a falta de planejamento. Por conta disso, mesmo que as transações comerciais – tanto de bens, produtos ou serviços – sejam realizadas no mundo virtual com a ajuda de um dispositivo eletrônico conectado à internet, seu planejamento leva consigo alguns fundamentos de uma loja física.
Por isso, antes de começar defina qual produto ou serviço será vendido, faça um plano de negócio, defina estoque e logística, invista em publicidade e realize boas parcerias, conforme algumas dicas do Sebrae.
Entretanto, mesmo que indicadores mostrem que mais da metade das lojas virtuais não resistam, o mercado está em ampla expansão. Dados do E-bit revelam que o “Dia do Consumidor Brasil 2014” realizado por algumas lojas online arrecadou R$ 174 milhões, quase R$ 68 milhões a mais do que o faturamento registrado uma semana antes do evento.
Um fato curioso que demonstra o crescimento e a força do e-commerce no Brasil é que 67% dos vendedores de lojas físicas consultam a disponibilidade de produto no e-commerce, segundo levantamento da pesquisa “O Consumidor Omnichannel no Brasil”, realizada pelo E-bit. O consumidor omnichannel é aquele que quer utilizar todos os canais de compras disponíveis.
Desafio para o e-commerce no Brasil
O crescimento do e-commerce no Brasil enfrenta alguns desafios de infraestrutura de rede para alavancar ainda mais sua expansão. De acordo com especialistas, a banda larga móvel está em foco para os próximos anos e o mobile commerce está se tornando parte essencial do negócio de varejo. Porém, esse avanço ainda esbarra na baixa qualidade da conexão de internet para os smartphones e tablets.