Home > Sem categoria > Conheça a profissão de designer e a sua busca por beleza e funcionalidade

Conheça a profissão de designer e a sua busca por beleza e funcionalidade

Com formações generalistas ou especializadas, o designer conta com um leque diversificado de oportunidades e setores de atuação.

Depositphotos O designer domina as técnicas para desenvolvimento de projetos gráficos, comunicação visual e concepção artística de peças e objetos.

Desde 1998, 5 de novembro é considerado o Dia do Designer no Brasil. A data foi instituída pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso em homenagem a Aloísio Magalhães, artista plástico e designer brasileiro responsável pelos desenhos das notas do cruzeiro novo e o símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro.

Os campos de especialização para profissional da área são diversos, destacando-se: design gráfico, design de produto, design de moda, design de comunicação e design de ambientes.

O designer domina as técnicas usadas na criação e no desenvolvimento de projetos gráficos e de comunicação visual e na concepção artística de peças e objetos. Com o advento da internet, o leque de opções para o profissional das áreas gráfica e digital cresceu muito, podendo atuar na criação de logotipos e identidade visual de revistas, anúncios ou no desenvolvimento de interfaces para sites, games, aplicativos e etc.

Criatividade e muita organização, o profissional é especialista em aliar a beleza à funcionalidade e à praticidade. Os designers devem ser curiosos, detalhistas, e, principalmente, antenados, uma vez que precisam saber quais são as tendências lançadas no mundo para que seu trabalho não fique ultrapassado.

O mercado de trabalho está em constante expansão desde o surgimento da internet. A última grande oportunidade veio com a democratização de gadgets portáteis, como tablets e smartphones, abrindo um espaço na área de design para mídias digitais.

Depositphotos No mercado digital, o profissional pode atuar no desenvolvimento de interfaces para sites, games e aplicativos.

O designer é bastante requisitado no Sudeste, região com um importante parque gráfico e grande número de multinacionais. No Centro-oeste, há crescimento nas áreas de design de moda e gráfica. Na região Sul, as oportunidades aumentam a cada ano por conta do grande parque gráfico e do desenvolvimento do setor industrial. No Paraná, a indústria moveleira é a maior empregadora, também presente na região Sudeste e no Rio Grande do Sul. O Nordeste oferece boas chances em indústrias como as do Polo de Camaçari, na Bahia. No Norte, a Zona Franca de Manaus concentra os postos de trabalho.

O currículo do bacharelado é bem generalista, com disciplinas da área gráfica e produto, desenho técnico, informática, ergonomia, protótipos, ilustração, modelagem 3D, fotografa, marketing e design, estética, processos gráficos e design gráfico. A grade de matérias depende muito do foco da graduação, uma vez que há cursos que são direcionados para uma área específica, como desenho industrial, design de produto, de moda ou design gráfico.

Existem, ainda, graduações em áreas mais específicas como design de joias, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), design digital (Uniara-SP, Senac-SP, PUC-Rio, Anhembi Morumbi-SP e UFPel), design publicitário (Esamc – SP) e animação (Univille – SC). Na Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferece também o bacharelado em Expressão Gráfica, com foco em novas tecnologias e modelagens 2D/3D e virtual.

 

Matérias Relacionadas