Quando ligamos os nossos computadores não temos ideia do trabalho por trás de toda a organização dos softwares que fazem o nosso dia a dia muito mais simples. Os profissionais responsáveis por isso são os programadores, pessoas que projetam, implantam sistemas aplicativos específicos ou básicos e preparam os computadores para que eles recebam e executem os comandos necessários. Sua data é comemorada no dia 13 de setembro.
Programadores também são conhecidos como desenvolvedores de software e são responsáveis apenas pelo desenvolvimento do software que lhes é passado por engenheiros e analistas de sistemas. O cargo de programador é um dos mais comuns na área do desenvolvimento, mas de grande importância para empresas. Geralmente o programador é confundido nas empresas com analistas, engenheiros, técnicos de informática, e acabam tendo que realizar estas funções que não são de sua obrigação.
Dependendo de sua formação ou experiência, eles próprios podem desenvolver a teoria dos programas ou trabalham a partir do esquema proposto pelos analistas de sistemas. Para executar esse serviço, têm que conhecer muito bem o funcionamento dos computadores e as várias linguagens dos programas arquivados em sua memória. Podem se especializar em elaborar programas para trabalhos específicos de engenharia, ciências, administração de negócios.
Para ser programador é necessário diploma de curso técnico, que pode ser cursado paralelamente ou após a conclusão do ensino médio. Por ser um mercado competitivo, entretanto, cursos extras são importantes para diferenciar o currículo. Algumas universidades oferecem o curso de tecnólogo em processamento de dados, que habilita para ser programador. Outra opção é cursar a faculdade de análise de sistemas, que possibilita ao formando ser programador-analista.
O mercado de trabalho para programadores é estável e crescente nos setores privado e público. A informática, assim como o mercado para os profissionais, é uma ciência relativamente nova. Atualmente os mais bem remunerados trabalham na área de telecomunicações e de desenvolvimento de soluções para empresas. A faixa salarial vai de R$ 2.000 a R$ 10.000.