Home > Liderança e Gestão de Pessoas > 10 perguntas que não devem ser esquecidas em uma entrevista

10 perguntas que não devem ser esquecidas em uma entrevista

Saber o que e como perguntar é fundamental para quem trabalha no recrutamento e seleção de profissionais.

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia O processo de seleção, quando bem feito, influencia positivamente nos resultados conquistados pela empresa.

Quem trabalha com recrutamento e seleção de novos profissionais sabe que a entrevista é um dos momentos mais importantes. É nesta ocasião que o candidato apresenta suas reais intenções, seu perfil como profissional e também o que pretende na empresa. Saber o que e como perguntar, faz parte do escopo que um bom profissional de Recursos Humanos e faz toda a diferença na hora contratação.

Importante ressaltar que todas as perguntas visam analisar o profissional tanto no aspecto técnico, como comportamental. Para facilitar o processo, no post de hoje vamos apresentar 10 perguntas que não devem ser esquecidas em uma entrevista. Confira!

1)     Quais são as ameaças e o que você enxerga como oportunidades de crescimento para a empresa?

Se o candidato apresentar conhecimento sobre a empresa e o mercado, é um bom sinal, pois mostra que o mesmo está antenado e sabe o que a organização pode realizar a médio e longo prazo.

2)     O que você enxerga de diferenças positivas e negativas do seu emprego anterior para este que está se candidatando?

Esta pergunta visa responder os motivos que levaram a pessoa a tentar um novo emprego, assim como o que ela pode agregar positivamente no futuro.

3)     Por que saiu do emprego anterior?

Pergunta direta para verificar se houve problemas de comportamento ou de falta de competência. Evidentemente, o candidato jamais irá mencionar falhas, porém um bom recrutador pode perceber se de fato houve algum problema técnico.

4)     Você pensa estrategicamente?

Caso dois ou mais candidatos apresentem perfis semelhantes, a definição da vaga pode ser em detalhes, como, por exemplo, uma resposta que esclareça como são seus métodos de trabalho e sua linha de raciocínio.

5)     Como você demitiria um funcionário desta empresa?

Objetivo é testar o profissional em situações mais complicadas e, com isto, analisar se o mesmo teria o perfil adequado para assumir cargos mais elevados dentro da empresa ou mesmo sair de problemas com mais facilidade.

6)     Qual foi o momento mais estressante da sua carreira e como saiu dele?

Pergunta feita com o mesmo objetivo da anterior, ou seja, analisar como o candidato enfrenta situações mais graves e sua capacidade de resolução.

7)     Por que você quer trabalhar aqui?

Importante para definir as reais intenções da pessoa, ou seja, se ela visa um salário maior, melhores condições de trabalho ou mais oportunidades de crescimento profissional.

8)     O que você faria igual e o que mudaria em relação ao último emprego?

Ideia é comprovar a capacidade de adaptação da pessoa e sua vontade de melhorar algum detalhe como profissional.

9)     A empresa pode crescer com você?

O candidato tem a oportunidade de falar sobre como seu conhecimento pode fazer a empresa gerar mais resultados. A pergunta é essencial para julgar o comprometimento e a relação que a pessoa pretende ter com a organização.

10)     Por que devo te contratar?

A pergunta para encerrar e a mais tradicional. É neste ponto que o candidato irá falar mais abertamente sobre sua vontade de trabalhar na empresa e de suas principais virtudes.

Matérias Relacionadas