Um relatório de gestão de trabalho conhecido como Wrike foi utilizado por 1.500 trabalhadores que ocupam as mais diversas funções em empresas para que fosse possível a classificação de uma lista com os fatores mais estressantes no ambiente de trabalho. Veja abaixo esses fatos que foram divulgados no site Business Insider.
Falta de informação
Andrew Filev, CEO e fundador da Wrike, explica que este fator vem apontado no topo da lista. Uma das características dos ambientes de trabalho modernos é a tecnologia atrelada às funções do dia a dia e o fato de que os colaboradores de uma mesma empresa podem estar muito distantes uns dos outros, até mesmo em outros países.
A falta de comunicação de uma equipe pode ruir projetos e atrapalhar prazos. Investir em ferramentas e sistemas online que permitam que toda a equipe possa acompanhar as fases em que o projeto se encontra é muito importante e dá autonomia e agilidade na tomada de decisões por parte da equipe.
Problemas com a priorização de tarefas
Melhorar hábitos de priorização nada mais é do que saber classificar suas tarefas entre as mais importantes e as menos importantes e combinar informações de prazos a essas demandas. Dar prioridade para aquilo que é mais importante é uma forma de se organizar e conseguir cumprir os prazos. Usar agendas virtuais ou programas organizadores de tarefas pode ser uma boa opção para poder visualizar tudo de maneira clara e organizada.
Metas irreais para projetos
Problemas de comunicação costumam gerar metas que não poderão ser cumpridas. Cada profissional deve se preocupar em dizer aos colegas em que fase de desenvolvimento do projeto se encontra e quais são os desafios e as conquistas até ali. Só entendendo o ritmo de cada um e a natureza de cada trabalho é que metas condizentes com a realidade poderão ser traçadas.
Mudança de prazos
Está claro que o mercado de negócios se modifica muito rapidamente e que isso determina que prazos tenham que ser adiantados ou alterados. Aprender a ter jogo de cintura nesses momentos é muito importante. Estimular a criatividade da equipe contribui para que momentos como esses sejam superados de maneira menos traumática.
Falta de clareza na liderança
A comunicação é sempre a principal chave para a superação de entraves que perpassam a convivência no ambiente de trabalho. Se seu chefe não está sendo claro, busque ter paciência e propor reuniões para que o assunto seja abordado de uma outra forma até que tudo se esclareça. Líderes também passam por situações estressantes e devem sempre buscar a coesão da equipe se esforçando para que todos entendam a mensagem.