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Estudo revela que chefes inseguros são mais centralizadores

Quanto menos poderosos os coordenadores se sentem, mais difícil é a habilidade de delegar

© Depositphotos.com / alphaspirit À medida que o profissional ganha autoconfiança, se sente mais à vontade para delegar tarefas.

O que faz um chefe ser mais centralizador ou delegar suas tarefas com eficiência? Michael Haselhuhn e Elaine M. Wong, da Universidade da Califórnia, e Margaret Ormiston, da George Washington University, foram atrás das respostas e concluíram que os chefes que são inseguros têm mais dificuldade em delegar tarefas e dar autonomia aos funcionários.

Por outro lado, os profissionais que se consideram chefes competentes não enfrentam dificuldade na hora de deixar seus subordinados tomarem as rédeas. “Os indivíduos que se sentem poderosos estão mais dispostos a compartilhar sua autoridade de tomada de decisão com os outros. Já os que se sentem relativamente impotentes são mais propensos a manter o controle primário”, concluíram os pesquisadores.

Sabe-se que a delegação de tarefas é um problema comum no ambiente de trabalho, principalmente porque, para alguns profissionais, dar poder a outras pessoas significa renúncia de poder por parte do líder. Entretanto, para o trio de pesquisadores, o poder dentro das empresas está relacionado a fatores como tomada de medidas, perseguição dos próprios objetivos e expressão de sentimentos verdadeiros.

Poder tem a ver com decisão?

Para encontrar respostas diferentes daquelas divulgadas por estudos anteriores, os pesquisadores procuraram descobrir se há uma relação entre sentimentos de poder e a vontade de delegar decisões.

Inicialmente, recrutaram um grupo de 238 adultos de uma grande escola de negócios europeia e pediram que realizassem uma avaliação para medir seus sentimentos de poder por meio de algumas afirmações. Uma delas foi: “Em meus relacionamentos com os outros, posso fazer com que eles escutem o que eu digo”.

Eles também avaliaram a autoridade da gerência sobre os funcionários. Entre as afirmações estavam: “A quantidade de responsabilidade dada aos funcionários deve ser limitada e controlada”, e “Se alguma coisa é para ser feito, o gerente tem que tomar a decisão”. Por meio das respostas os pesquisadores chegaram à conclusão de que há sim uma relação entre sentimento de poder e a vontade de delegar a tomada de decisões a outros.

Novo estudo ratifica estudo

Outro estudo endossou o veredicto do estudo. Desta vez, 100 indivíduos foram aleatoriamente designados a se sentirem poderosos ou impotentes. Para isso, escreveram um momento no qual se sentiram muito poderoso ou impotentes e o relacionarem à posição hipotética de um gerente de uma empresa responsável por fiscalizar muitas pessoas.

Novamente os que se sentiam menos poderosos estavam reticentes em compartilhar sua autoridade de decisão com os subordinados. Vale lembrar que este segundo teste foi realizado antes na avaliação de autoridade da gerência sobre os funcionários.

Mesmo com a necessidade de mais estudos para afirmar a tese, os primeiros resultados podem ajudar as empresas a entenderem o que leva um chefe ter mais ou menos facilidade de compartilhar sua autoridade.

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