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Profissionais brasileiros fazem apenas 16 horas de treinamento por ano, aponta pesquisa

Dados do mercado foram apresentados durante o 30º Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD) 2015, realizado em Santos (SP)

iStockphoto.com / g-stockstudio Nos EUA, os profissionais passam por mas de 30 horas de treinamento mensais.

O volume de horas formais de treinamento por colaborador nas empresas brasileiras é quase a metade do realizado nas organizações norte-americanas. Os dados alarmantes são da pesquisa “Panorama do Treinamento no Brasil”, realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. A média aqui é de 16,6 horas por ano, enquanto nos EUA esse tempo sobe para 31,5 horas anuais.

Na décima rodada da pesquisa, foram ouvidas 425 empresas do setor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D). O estudo revela, também, o volume de investimentos por colaborador durante o ano e dados de formação à distância.

Em geral, as empresas investem, em média, R$ 518 por profissional, sendo um total de R$ 1,38 milhão por ano nas companhias com mais de 500 funcionários. Nos Estados Unidos, esse valor é mais que o dobro, chegando a US$ 1208 por pessoa.

O estudo revela, ainda, que as organizações, em sua maioria, estão baseando sua verba anual de T&D nos gastos dos anos anteriores (70%). Ou seja, não há um acompanhamento do mercado. Elas também se guiam pelos seguintes fatores: planejamento futuro (59%) e porcentagem sobre o faturamento (32%).

Ensino presencial e à distância

O interessante é que a maior parte dos treinamentos para funcionários é realizada por não líderes (58%). No entanto, há uma ressalva, já que 42% da alta liderança, gerência e supervisão recebem meios e métodos de T&D. As empresas acreditam que é mais barato formar líderes do que buscá-los no mercado.

A pesquisa da ABTD traz também os principais assuntos que farão parte dos treinamentos: Liderança (80%), Atendimento ao Cliente (60%) e Tempo (60%) para as empresas de Terceiro Setor; Comportamental (41%) para as de Serviço; Técnico (37%) para a Indústria; Obrigatório (60%) para o Setor Público e Vendas (71%) para o comércio.

Os treinamentos podem ser presenciais ou EAD. Nesse caso, houve um crescimento de 33% em 2015 ante 2014 nos ensinos à distância, que representa 15% do total de treinamentos nas empresas. Ainda assim, as ações presenciais ainda são maior parte, com 62% de presença.

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