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Saiba o que é e qual a importância do capital humano nas organizações

Empresas têm cada dia mais consciência sobre a importância de valorizar seus funcionários; equipes motivadas e satisfeitas são fundamentais em tempos de alta competitividade

Foto: © Depositphotos.com / Jirsak

As empresas são feitas por pessoas, mesmo nos casos em que máquinas e equipamentos formam parte fundamental do negócio, é através das pessoas que a gestão, o uso tecnologia, o posicionamento de mercado e o relacionamento com a comunidade se fazem possíveis. Não por acaso, os funcionários são considerados um tipo especial de capital para as organizações, constituindo o chamado capital humano de uma empresa.

A consciência da importância dos funcionários, independente de seu cargo dentro da hierarquia, cresce a cada dia. Nas últimas décadas, com a maior estruturação dos Departamentos de Recursos Humanos e estudos mais precisos sobre a relação entre satisfação das equipes e produtividade, foram sofisticados os mecanismos de gestão de pessoal, sempre com o intuito de qualificar o capital humano e, por consequência, a própria empresa.

As qualificações técnicas dos funcionários e colaboradores também acabam por incrementar o valor das organizações, motivo que leva muitas empresas a investirem em cursos de formação para seus funcionários. Há empresas que chegam a criar verdadeiras universidades – as chamadas Universidades Corporativas – com o único intuito de oferecer treinamentos e aprofundar conhecimentos de interesse específico da organização.

Por outra via, empresas de todos os portes passam a oferecer um número cada vez maior de investimentos na qualidade de vida de seus funcionários, oferecendo benefícios como aulas de ginástica e yoga, acompanhamento nutricional e verbas para cursos variados. A compreensão é de que a saúde física e emocional, aliada com o cultivo intelectual, são fundamentais para o enriquecimento do capital humano. Em tempos em que necessidade de inovação e competitividade estão em alta, tais atitudes fazem completo sentido.

O certo é que os gestores precisam estar especialmente preparados para identificar formas de qualificar o capital humano. Também é necessário observar constantemente os níveis de satisfação da equipe, para que atitudes possam ter tomadas a tempo de evitar conflitos, desmotivação e queda de produtividade.

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