O mercado de trabalho para os profissionais de marketing é amplo e tem crescido muito nos últimos anos. Isso é resultado da enorme quantidade de produtos e serviços que invade a mídia e o mercado, assim o trabalho desse profissional é elaborar estratégias e táticas para destacar o produto que ele representa.
Em empresas, a área do marketing é mais voltada para a estratégia, que corresponde ao processo anterior a produção do produto, ou seja, o estudo do mercado, estratégias de venda, a concepção do produto. Já em agências, o trabalho desenvolve mais a criatividade e envolve a elaboração da campanha, as técnicas de venda utilizadas e o meio de comunicação mais adequado.
Com o objetivo de atingir o público certo das ações, o marketing tem criado várias especificações. Sendo que com a proximidade da Copa do Mundo e das Olímpiadas, o marketing esportivo tem ganhado espaço no Brasil. Estes profissionais podem trabalhar em agências que possuem clientes da área de esportes, nas empresas patrocinadoras ou em entidades esportivas, como clubes e federações.
Outra área com crescimento expansivo é o marketing digital como uma nova ferramenta de divulgação, relacionamento com o cliente e posicionamento da marca nos ambientes virtuais.
O poder das Mídias Sociais é um reflexo disso, pois demanda profissionais com capacidade de composição de conteúdo (textos, imagens, vídeos, jogos), análise métricas de retorno de audiência e opinião, e gerenciamento de conteúdo.
Como em 2014 haverá eleições, o marketing político ganha maior espaço. O profissional pode atuar na comunicação política, cuidando da imagem do candidato, ou no marketing eleitoral, além das ações e programas do próprio governo.
Também é possível trabalhar com o marketing cultural. Cada vez mais uma marca ou empresa busca se associar a projetos culturais. Isso amplia a forma de se comunicar com o público alvo e transfere uma boa imagem institucional.