Storytelling significa a capacidade de um indivíduo em contar histórias. Dessa forma, o conceito está diretamente ligado à narrativa. A história a ser transmitida tem o papel de entreter e também de compartilhar conhecimento de uma forma mais interessante.
O ato de contar histórias está presente desde o início da vida do ser humano, por isso sentimos mais facilidade de guardar informações quando o assunto está envolto a algum tipo de estrutura, pois estabelece ligações interpessoais com a mensagem passada. Além disso, o apelo emocional combinado a elementos técnicos ajuda a fixar ainda mais o conteúdo que se deseja transmitir.
Esse conceito é vastamente empregado no cinema, na televisão, no teatro e na literatura. De uns tempos para cá, ele vem sendo muito utilizado no marketing também.
Storytelling aplicado ao marketing
O consumidor deixou de ser passivo para ter voz ativa em relação aos produtos que consome. Esse posicionamento gerou um desafio para os profissionais de marketing, pois o usuário quer se sentir conectado com a marca e entretido por ela.
A atenção do seu público é disputada por inúmeras informações disparadas por diversas marcas disponíveis no mercado. Por conta disso, construir uma história que impacte os consumidores é algo complexo, que demanda tempo e dinheiro.
Apesar de todo comercial que emprega as técnicas de narrativa, ou seja, que conta uma história, não podemos dizer que todos conseguem ser considerados storytelling. Por isso, os profissionais de marketing e da comunicação devem compreender e dominar a fundo as técnicas de narrativas.
Apesar de já existir a algum tempo na propaganda, recentemente o storytelling sofreu um “boom” e a cada dia que passa ganha mais relevância no meio comercial. A história por trás da mensagem que se deseja transmitir pode ser baseada em fatos reais ou na ficção. No primeiro caso, nem sempre será possível usar um fato verídico, pois ele precisa ter conexão com a marca. Já o segundo caso, permite que a mente viaje e crie histórias que irão impactar e engajar o receptor. Porém, elas devem ser bem estruturadas e ter sentido.
Uma dica é dar extrema importância para o personagem, seja humano ou não, uma vez que ele precisa ter o poder de transmitir sentimentos.
Case de sucesso
Em 2013, a Dove fez bom uso do storytelling. A campanha “Dove Real Beauty Sketches”, desenvolvida pela agência Ogilvy, viralizou na internet ao emocionar o público e contribuiu para agregar valor à marca.
O filme conta a história de mulheres que se descrevem com distorções em sua imagem, que não se enxergam bonitas. Em contrapartida, outras mulheres são convidadas a analisá-las.
Com a ajuda de um profissional forense que faz retratos falados, é possível comparar como as mulheres se veem e como elas são vistas por terceiros, de uma forma bem diferente daquela que elas disseram.