A análise SWOT é uma ferramenta de gestão bastante utilizada no meio empresarial para o estudo do ambiente interno e externo de uma empresa ou instituição. O termo SWOT é uma sigla em inglês formada pelas palavras Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Através desses dados, é possível identificar e analisar os pontos fortes e fracos da organização e as oportunidades e ameaças às quais ela esta exposta. Essas informações são bastante úteis no processo de planejamento estratégico.
A análise SWOT pode ser dividida em duas partes: a análise do ambiente interno, onde serão identificados os pontos fortes e os fracos, e a análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades.
O ambiente interno da empresa pode ser entendido como o conjunto de recursos físicos, humanos e financeiros, sobre os quais é possível exercer controle, pois resultam das estratégias definidas pelos gestores.
Já o ambiente externo é composto por fatores que existem fora dos limites da organização, mas que de alguma forma exercem influência sobre ela. Sendo que esta análise pode ser dividida em fatores macroambientais (questões demográficas, políticas, econômicas, tecnológicas) e fatores microambientes (consumidores, parceiros, fornecedores) que devem ser constantemente acompanhados, antes e após o delineamento das estratégias da companhia.
Desta forma, a análise Swot de uma empresa ajuda a ter clareza do negócio, possibilitando que se identifiquem quais pontos fortes a explorar e quais pontos a trabalhar no âmbito de toda a gestão empresarial. Essa ferramenta ajuda a determinar a posição atual da organização e antecipar o futuro, tendo em vista as oportunidades e alertando as ameaças.