O alto número de postos de trabalho fechados deixou muitos brasileiros apreensivos com o futuro. Os rumos da economia ainda são incertos, mas mesmo assim é possível dar uma boa estudada no mercado e ver quais áreas vão render bons frutos em 2017.
A empresa de recrutamento Catho e a CEO da rede Minds Idiomas, Leiza Oliveira, fizeram algumas previsões e identificaram 10 carreiras que podem driblar a crise e fazer sucesso ao longo deste ano. Fique de olho também em algumas das habilidades exigidas em cada setor:
Analista de BI (Business Inteligent)
Este profissional precisa ser habilidoso na leitura, quantificação e entendimento de dados com informações sobre o comportamento dos consumidores da internet e saber transformá-los em possíveis clientes. Quem quiser ingressar e se destacar nessa área precisa ser muito bom em matemática.
Vendas
O departamento que está diretamente ligado ao coração financeiro da empresa pode ganhar novo fôlego em 2017. Este ano haverá grande procura por profissionais que saibam vender e satisfazer clientes. Profissionais de diferentes áreas podem apostar nessa área, entre eles os graduados em Gestão Comercial e Marketing.
Agronegócios
O agronegócio tem ganhado destaque no Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), o setor acumulou um crescimento de 4% entre janeiro e setembro de 2016. Para quem deseja ingressar na área a porta de entrada são cursos como Agronomia (com especialização em Agronegócio), Administração (com especialização em Agronegócio) e Tecnologia em Agronegócio.
Gerontologia
A Gerontologia é a especialidade da Medicina que estuda o envelhecimento nos campos biológico, social e psicológico. A profissão deve ganhar notoriedade por conta do número de idosos que vem crescendo ano a ano. De acordo com estimativas do IBGE, em 40 anos, a população idosa passará de 19,6 milhões (10% da população brasileira), em 2010, para 66,5 milhões em 2050 (29,3%).
Conselheiro de aposentadoria
A necessidade gera a oportunidade e a mudança de governo e das novas regras de aposentadoria estão tirando o sono das pessoas que já pagam um plano de aposentadoria há anos e de quem ainda está buscando formas de iniciar o processo. Nessas horas um conhecedor do assunto acalma os ânimos e mostrar luzes no fim do túnel. É aí que entre o conselheiro de aposentadoria, profissão que deve ganhar espaço em 2017. Para trabalhar nesse segmento não é exigido um registro profissional, mas quem tem cursos nas áreas de contabilidade e finanças vão se destacar.
Agroecologia
A sustentabilidade é um tema amplo e que vem ganhando espaço ano a ano. As pessoas cada vez mais conscientes estão buscando formas de se tornarem mais amigas do planeta. E a agroecologia, que leva estes conceitos ao campo, deve ganhar um bom espaço em 2017. Como ainda há muito o que ser feito, este profissional pode ganhar mais espaço para encontrar soluções que tornem a relação entre homem e meio ambiente mais honesta e saudável.
TI (Tecnologia da Informação)
O setor de TI foi um dos que conseguiu se manter durante a crise. Cada vez mais exigente, vai oferecer vagas para quem estiver bem atualizado e preparado para os desafios que o setor deve enfrentar nos próximos anos. Empresas de TI e startups buscam e ainda inda vão buscar muitos profissionais capacitados e oferecendo salários atrativos. Os graduados em Sistema de Informação, Ciência da Computação, Gestão em Tecnologia da Informação, por exemplo, devem ficar antenados.
Saúde
Assim como a gerontologia, o setor de saúde promete ganhar forças em 2017. Desafios estão por vir e os profissionais que decidirem abraçar esta área – médicos, enfermeiros e auxiliaes de enfermagem – precisam estar preparados e capacitados.
Gerente de SEO (Search Engine Optimization)
Este profissional é responsável por colocar seus clientes nas primeiras páginas dos grandes buscadores. Para isso deve garantir a eficiência de URLs, conteúdos, códigos, links e da arquitetura de navegação dos sites de seus clientes. A necessidade das empresas de estarem na internet para serem vistas e o crescimento dos e-commerces vão atrair profissionais dessa área. Quem deseja se destacar neste segmento precisa dominar o idioma inglês.
Seguros
Um dos setores que está resistindo à crise é o de seguros. Com a crise, o número de pessoas devendo aumentou consideravelmente, o que eleva as taxas de juros. De olho neste cenário os bancos vêm recrutando profissionais para compor suas áreas de Compliance, que consistem em administrar as regras de transparência das instituições. Para quem deseja angariar uma das vagas, cursos de Gestão Financeira e Ciências Econômicas são o caminho.