Diante da acirrada competição observada no mercado de trabalho, a confiança é uma das principais características que diferenciam um indivíduo e contribuem para que ele seja bem-sucedido em sua profissão. A confiança permite voos mais altos na carreira, faz com que a pessoa se sinta capaz de executar as tarefas e superar obstáculos, além de permitir que ela exponha suas ideias com mais facilidade.
A confiança, portanto, é uma característica positiva — que deve ser incentivada e levada em consideração nos processos seletivos. O problema é que, quando a confiança em si mesmo é excessiva, o indivíduo passa a agir com muita ousadia, teimosia e arrogância, comportamentos que podem ser muito prejudiciais para a carreira e para as relações profissionais.
Excesso de confiança no trabalho: quais as consequências?
A confiança é saudável quando a pessoa está ciente que, dia após dia, ela está aprendendo e se desenvolvendo profissionalmente. Porém, o excesso de confiança pode fazer com que a pessoa tenha a impressão de que já sabe de tudo, levando à estagnação e falta de interesse em descobrir coisas novas e aprender.
Um profissional competente é justamente aquele que não se contenta com o conhecimento que possui e está sempre buscando mais — seja em cursos, leituras, palestras ou conversas com outras pessoas. O excesso de confiança no trabalho, por sua vez, coloca o indivíduo em uma zona de conforto, prejudicando sua carreira, seu crescimento e atrapalhando o ambiente de trabalho.
Dicas para evitar o excesso de confiança no trabalho
Confira três dicas básicas para evitar o excesso de confiança no trabalho e se manter em constante crescimento e desenvolvimento:
Sempre queira aprender mais
Todas as profissões exigem conhecimentos específicos que, muitas vezes, são restritos a determinada formação. Hoje em dia, porém, os avanços tecnológicos e as mudanças cada vez mais rápidas exigem que todos se mantenham sempre atualizados e em busca de novos aprendizados. Por isso, a constante busca por cursos e aperfeiçoamento deve fazer parte da sua rotina profissional.
Lembre-se de aprender com os outros
Tenha em mente que todas as pessoas têm algo a te ensinar. Um dos efeitos colaterais do excesso de confiança é a ilusão da autossuficiência, ou seja, a crença de que a colaboração de colegas é desnecessária. Este comportamento é um grande equívoco, pois o sucesso de qualquer ambiente de trabalho depende diretamente da cooperação, da ajuda mútua, da troca de ideias e da interação.
Além disso, essa postura arrogante pode resultar em atritos com colegas, abalando a harmonia existente no local de trabalho.
Compreenda suas limitações
O excesso de confiança faz com que a pessoa acredite que está apta para resolver qualquer problema, mas a realidade não é bem assim. Para assegurar uma produtividade elevada no ambiente de trabalho, é essencial reconhecer que nem sempre temos as respostas para tudo e que nem sempre temos o conhecimento técnico e teórico para solucionar alguma questão.
O ideal, para evitar que a confiança atrapalhe, é sempre buscar mais conhecimento e evitar a estagnação.