Com a grave crise financeira que vem assolando o País nos últimos anos, a tendência é que os jovens busquem cada vez mais cedo por oportunidades do mercado de trabalho. Mas será que eles sabem utilizar o salário de forma correta?
A maioria das pessoas acredita que os jovens gastam seu dinheiro com roupas, sapatos, baladas, bebidas e outras coisas desnecessárias. Porém, uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) com jovens profissionais brasileiros mostrou justamente o contrário: a maioria deles utiliza seu salário de maneira responsável e com consciência.
Depois de conversar com mais de 21.435 pessoas com idade entre 15 e 26 anos, o Nube chegou aos seguintes números:
- 42,36% dos jovens profissionais usam o dinheiro para ajudar nas despesas de casa;
- 34,89% deles utilizam o salário recebido para pagar a mensalidade escolar;
- 12,76% investem o salário em cursos extracurriculares;
- 3,88% dos jovens gastam o salário com a compra de materiais acadêmicos ou livros;
- 3,2% utilizam o salário para se divertir, comprar roupas e sapatos;
- 2,91% gastam o que recebem com planos de saúde, consultas médicas e dentista.
Esses números mostram o quanto os jovens de hoje estão preocupados em colaborar com as despesas de casa e com o seu futuro pessoal e profissional. A gerente de treinamentos do Nube, Yolanda Brandão explicou o fenômeno: “Nos últimos anos, acompanhamos o avanço do desemprego e recuo dos salários. Portanto, a composição familiar, em relação à renda, toma outros contornos, levando o jovem a contribuir com o orçamento de casa”.
Infelizmente, a maioria das escolas não ensina educação financeira, o que faz com que muitas pessoas não saibam como manter o equilíbrio financeiro e poupar dinheiro ao longo da vida. Para evitar problemas financeiros e conseguir planejar o futuro, porém, o ideal é traçar objetivos e metas a curto, médio e longo prazo, de modo que seja mais fácil alcançar uma situação financeira mais confortável.
Para ajuda-los a poupar, separamos algumas dicas para que você consiga gastar o seu salário de maneira correta. Confira?
10 dicas para gastar corretamente o salário
- Faça uma tabela e anote todos os seus gastos;
- Saiba realmente qual sua situação financeira;
- Apenda a poupar;
- Abra uma poupança e guarde pelo menos 10% do seu salário para realizar seus sonhos e objetivos;
- Tenha objetivos financeiros;
- Não gaste mais do que ganha;
- Compre apenas o necessário;
- O uso do cartão de crédito se destaca como um dos 10 hábitos que podem te deixar endividado. Portanto, tome cuidado com a aparente facilidade desse recurso;
- Evite financiamentos com parcelas pequenas e juros altos;
- Sempre que possível, compre as coisas à vista.