A falta de oportunidade de emprego em determinada área, a crise econômica e a vontade de explorar novos mercados em busca de novos salários e planos de carreira promissores podem ser motivos para um profissional decidir deixar sua casa e se mudar para outra cidade.
Entretanto, tirar esse plano do papel não é uma tarefa tão simples, principalmente quando o profissional sabe muito pouco sobre a cidade ou não conhece ninguém. Há casos de empresas que ficam receosas em contratar alguém que não reside na cidade, por achar que o escolhido pode não se adaptar à nova cidade ou não conseguir construir um bom padrão de vida e voltar parta a casa, deixando a empresa desfalcada.
Por esse e outros motivos, é preciso fazer um bom planejamento e começar esse projeto de mudança aos poucos. Para lhe ajudar, Madalena Feliciano, gestora de carreira da Outliers Careers, separou algumas dicas para você começar a trilhar o caminho que pode lhe ajudar a conseguir boas oportunidades de emprego em outra cidade:
1 – Ao encaminhar um CV por e-mail, mencione no corpo do texto que você tem forte interesse em se mudar para a cidade.
2 – No corpo do CV, a informação sobre o interesse em trabalhar em outra cidade deve estar clara com o termo “Disponível para mudanças.
3 – Faça contatos com pessoas daquela cidade (networking). Elas podem lhe indicar ou recomendar você nas empresas que mais interessantes para a sua área de atuação.
4 – Participe de eventos na região, é uma nova oportunidade de conhecer pessoas novas.
5 – Mapeie as empresas daquela região. Saber quem se quer alcançar é ideal para qualquer profissional.
Madalela finaliza: para reduzir qualquer receio que o empregador tenha em contratar você, que vem de outra cidade, deixe muito evidente suas qualidades profissionais e ratifique que está disposto e apto a exercer a função solicitada. Essa postura servirá como reforço, eliminando qualquer dúvida sobre sua empregabilidade.”