No mercado de opções, negociam-se direitos de compra ou venda de um lote de ações, com preços e prazos de exercício preestabelecidos. Esse mercado foi criado com o objetivo básico de oferecer um mecanismo de proteção ao mercado de ações contra possíveis perdas.
No Brasil, esse tipo de contrato é dominado pela Petrobras e a Vale, que representam quase 90% do volume. Porém, os ativos negociados na Bovespa e BM&F podem ser ações, títulos, produtos agropecuários, como milho e café, e produtos financeiros, como dólar. Um exemplo são as opções agropecuárias muitas vezes usadas por produtores ou exportadores para se proteger de variações de preço entre o plantio e a entrega do produto.
Para entender como funciona o mercado de opções, é preciso saber que o dono de uma opção, também chamado de titular, pode optar, sem ter a obrigação, por comprar ou por vender um determinado ativo, em uma data futura e por um preço acordado anteriormente, o chamado preço de exercício.
Já o lançador (vendedor) da opção é aquele que se compromete a realizar o negócio como combinado, caso o titular opte por exercer a opção. Assim o lançador aceita correr o risco e recebe o prêmio, quantia paga pelo titular para realizar a operação.
Basicamente existem dois tipos de opções: de compra e de venda. Geralmente, a opção de compra é usada quando se espera que uma determinada ação vá subir, enquanto que a opção de venda é usada para se proteger quando é possível que a ação caia.
Já sobre as modalidades de negociação há duas: a do tipo americana, em que o titular pode exercer seu direito a qualquer momento, limitado à data de expiração do contrato; e a tipo europeu onde o titular poderá exercer seu direito somente na data do vencimento do contrato da opção.
É válido destacar que as opções são um dos ativos preferidos para quem gosta de especular e correr maiores riscos em troca de uma possibilidade de uma remuneração mais alta. Porém, deve-se lembrar de que o titular pode perder no máximo o prêmio pago, enquanto que para o lançador os riscos são ilimitados.