Home > Mercado de Trabalho > Os carros com menor consumo de combustível de 2015

Os carros com menor consumo de combustível de 2015

Na 7ª edição do levantamento foram avaliados automóveis de 36 marcas e incluídos 49 modelos novos.

© Depositphotos.com / Nomadsoul1 Entre veículos A e E, a economia com combustível pode chegar a R$ 957.

O Inmetro divulgou em janeiro o resultado do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), com o ranking de carros com menor e maior consumo de combustível de 2015. Dos 583 carros avaliados, apenas 26%, ou seja, 152 veículos, obtiveram o selo de eficiência energética (Conpet), que indica baixo consumo de combustível e nível adequado de emissões poluentes e de gás carbônico. Em 2014, esse total era de 29%.

O ranking analisa a eficiência energética dos modelos e os classifica em seis grupos, que vão de A a E. As etiquetas são concebidas de acordo com o grau de eficiência, é claro. Os carros com a etiqueta E, por exemplo, são aqueles com maior consumo.

Segundo o Inmetro, um carro subcompacto na faixa A consome, em média, um litro de gasolina a cada 12,2 quilômetros percorridos na cidade, enquanto um veículo da mesma categoria enquadrado na faixa E consome um litro de gasolina a cada 9,6 quilômetros rodados. Isso significa que a economia com combustível pode chegar a R$ 957 quando se tem um veículo A em relação aos veículos com etiqueta E.

Carros Subcompactos

Na categoria, todas as versões do Volkswagen Up! equipadas com motor 1.0 de 3 cilindros e câmbio manual levaram nota máxima. De acordo com o Inmetro, quando abastecido com etanol, o modelo roda, em média, 9,2 km por litro de combustível na cidade e 10,2 km/l na estrada. Com gasolina, as médias aumentam, respectivamente, para 13,5 km/l e 14,6 km/l.

Carros Compactos

Os modelos que receberam nota AA foram Toyota Etios 1.5, Ford Ka 1.0, Nissan New March, Volkswagen Fox BlueMotion e Honda Fit CVT. Todos foram avaliados com ar-condicionado.

Lançado em 2014, o Ka faz, segundo o Inmetro, 8,9 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada) quando utiliza apenas álcool. Ao abastecer com gasolina, as médias ficam em 13,0 km/l para trechos urbanos e 15,1 km/l ao rodar na estrada.

Carros Médios

Nos primeiros lugares da modalidade se destacam Honda City, Nissan Versa reestilizado, o sedã Ford Ka+ 1.0, Lexus CT 200h, Toyota Prius, Toyota Etios Sedan e Hyundai HB20S 1.0. Mais uma vez, o Ka atingiu a nota máxima, fazendo 8,9 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada), quando utiliza apenas etanol.

O mais eficiente

O carro escolhido como o mais eficiente de 2015 foi o Ford Fusion Hybrid, que possui combinação de um motor a gasolina 2.0 16V e outro elétrico. Considerado extra grande, o modelo ganhou destaque pelo segundo ano consecutivo ao fazer 16,6 km/l (cidade) e 15,9 km/l (estrada).

Matérias Relacionadas