O cálculo do Retorno de Investimento ou ROI (da sigla em inglês Return on Investment) é uma das ações mais importantes para que o investidor tenha clareza da realidade financeira de sua empresa. Trata-se do cálculo dos resultados obtidos a partir do investimento financeiro ou de qualquer outro recurso. Com o resultado do ROI o gestor compreende a assertividade ou o equívoco de suas ações e ainda as mudanças necessárias para trilhar caminhos mais promissores.
Para entendermos de forma mais prática, imaginamos uma empresa fictícia que gaste R$ 500,00 em uma campanha publicitária para um novo produto. Por conta da campanha, a mesma empresa recebe um total de 75 telefonemas e, destes, 25 resultam na compra do produto anunciado, totalizando um valor final de vendas de R$ 250,00. Como, a partir desta situação, saber qual foi o retorno gerado pelo investimento inicial?
A primeira informação crucial é o valor exato do investimento e o valor que resultou dele. É necessária muita atenção e métodos específicos para entender a relação de causa (investimento) e efeito (retorno financeiro), sobretudo quando se trata de campanhas de marketing e comunicação. Uma vez que se tenha chegado a estes números, calcular o ROI não é complicado.
Na fórmula básica, subtrai-se o valor do investimento inicial pelo valor de retorno. O resultado é dividido pelo valor inicial do investimento e, por fim, multiplicado por 100. No caso dessa empresa fictícia seria:
• 250 – 50 = 200;
• 200 ÷ por 50 = 4; e
• 4 x 100 = 400.
Como o valor final desta conta é 400, a conclusão é de que o ROI foi de 400% sobre o investimento.
Para saber, porém, se a campanha atingiu os resultados esperados, é necessário ter em mente toda a realidade atual da empresa e o que se esperava no momento do planejamento. De qualquer forma, o ROI é fundamental para qualquer análise ou avaliação e, também, para que se perceba a necessidade de mudanças de rumos ou aumento em algum tipo de investimento.