
© Depositphotos.com / pablocalvog Ferramenta oferece 30 modelos de documentos diferentes para serem personalizados.
Antes de uma empresa começar a funcionar, é necessário reunir uma série de papeladas para tornar o processo juridicamente legal. Mas o montante de documentos não termina nessa fase. Ao longo da vida de uma empresa, contratos para formalizar serviços prestados aos clientes, para legalizar a contratação de funcionários e estagiários, entre tantos outros precisam estar sempre em dia.
O ideal seria que toda empresa contasse com profissionais que ficassem responsáveis por estes serviços, mas nem sempre é assim. Pensando nisso, a empresa Wonder.Legal chega ao Brasil trazendo na bagagem documentos jurídicos automatizados e personalizados com validade legal.
O site foi desenvolvido na França, onde fez grande sucesso. Lançado em 2015, o Wonder. Legal possibilita que qualquer pessoa tenha acesso fácil e de baixo custo a documentos jurídicos. Em apenas alguns cliques, o usuário tem um documento personalizado, elaborado sob diretrizes de juristas internacionais e que atende a todos os requisitos legais no país.
Em menos de um ano, o site conquistou 100 mil clientes na França e agora expande suas atividades simultaneamente para Espanha, Itália, Alemanha e Brasil. “Nós desejamos ir ainda mais longe. Se nossa atuação nestes quatro países-teste for tão bem-sucedida quanto na França, o plano é abrir o serviço para outras dezenas de países”, conta o engenheiro Jeremie Eskenazi, fundador de Wonder.Legal.
Em breve, uma oferta de assinatura permitirá que os advogados acessem toda a biblioteca de modelos jurídicos ilimitadamente
Ferramenta promete facilitar rotina dos empreendedores e pessoas físicas
O procedimento é composto por duas etapas: a primeira é a escolha do modelo, quando o site sugere a seleção de um documento dentre seus modelos redigidos por juristas internacionais. Depois é a etapa de personalização do documento, quando uma série de perguntas permite que o usuário edite o seu modelo. O documento é elaborado automaticamente conforme as respostas e, em alguns minutos, está pronto.
Aqui no Brasil o usuário terá acesso a 30 modelos de documentos particulares e profissionais, como contratos de locação de imóveis, autorização de responsável para viagem desacompanhada de menores de idade, contratos de trabalho, termo de confidencialidade e contrato social para empresas. A expectativa é a de que, em menos de um ano, sejam mais de 150 modelos.
Para o desenvolvimento do Wonder.Legal foram necessários três anos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Foi criado um módulo de inteligência artificial capaz de decompor a estrutura de um documento em árvores lógicas para torná-lo dinâmico. Assim, um documento se redige sozinho em função das respostas do usuário.
Por meio da ferramenta automatizada é possível baixar consideravelmente os custos das cartas e dos contratos. E vala lembrar que o site não concorre com os advogados, uma vez que não oferece consultas jurídicas personalizadas, nem responde às perguntas individuais dos usuários.