Estar diariamente dentro de um ambiente de trabalho com clima pesado — em que existem muitos profissionais descontentes e prontos para reclamar, fofocar ou falar mal da empresa ou dos colaboradores — é uma tarefa que pode ser bastante complicada, desmotivadora e até estressante.
De acordo com o livro Ambientes de trabalho tóxicos: Lidando com personalidades tóxicas e seus sistemas de poder, dos escritores Mitchell Kusy e Elizabeth L. Holloway, aproximadamente 50% dos profissionais que atuam em um ambiente profissional pesado consideram que perdem parte do seu tempo pensando no problema.
Infelizmente, esta é uma situação que contribui negativamente para a equipe, pois faz com que ela fique desanimada, menos disposta a buscar por melhores resultados e muito menos produtiva. Por isso, é fundamental ter muita dedicação por parte de todos para criar um ambiente leve e agradável de se trabalhar.
Manter-se motivado e tranquilo, independentemente da situação pela qual a empresa ou você está passando, é imprescindível para manter a saúde emocional dos colaboradores sempre intacta e saudável, contribuindo para o crescimento profissional e pessoal de todos.
Como identificar que o clima da empresa está pesado?
Existem diversas razões que levam o clima organizacional a se tornar pesado, sendo que os principais são: má liderança, insatisfação com os benefícios oferecidos, ausência de feedback, presença de pessoas negativas no ambiente de trabalho e colegas de trabalho com atitudes tóxicas.
Para acabar com esse clima pesado e desagradável, é muito importante que a empresa e a liderança estejam atentas para identificar o problema e tomar as atitudes cabíveis para a resolução da situação. Para isso, pode ser necessário aplicar estratégias e técnicas de motivação que melhorem o clima organizacional e incentivem os profissionais em seu dia a dia.
Vale destacar que um ambiente tranquilo não se constrói apenas com descontração: é muito importante que haja confiança entre os colaboradores e gestores para que as coisas funcionem da melhor forma possível.
8 formas de melhorar o ambiente de trabalho
- Estabeleça um nível maior de confiança entre os colaboradores;
- Demostre respeito;
- Assuma seus erros;
- Dê feedbacks positivo e negativo;
- Faça elogios;
- Seja otimista;
- Mantenha um clima agradável, descontraído e amigável;
- Faça sua parte.