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Ambiente de trabalho pesado: saiba como identificar o clima e melhorá-lo

diego_cervo / iStock / Getty Images Plus Trabalhar em um ambiente pesado pode contribuir para que a equipe fique menos produtiva.

Estar diariamente dentro de um ambiente de trabalho com clima pesado — em que existem muitos profissionais descontentes e prontos para reclamar, fofocar ou falar mal da empresa ou dos colaboradores — é uma tarefa que pode ser bastante complicada, desmotivadora e até estressante.

De acordo com o livro Ambientes de trabalho tóxicos: Lidando com personalidades tóxicas e seus sistemas de poder, dos escritores Mitchell Kusy e Elizabeth L. Holloway, aproximadamente 50% dos profissionais que atuam em um ambiente profissional pesado consideram que perdem parte do seu tempo pensando no problema.

Infelizmente, esta é uma situação que contribui negativamente para a equipe, pois faz com que ela fique desanimada, menos disposta a buscar por melhores resultados e muito menos produtiva. Por isso, é fundamental ter muita dedicação por parte de todos para criar um ambiente leve e agradável de se trabalhar.

Manter-se motivado e tranquilo, independentemente da situação pela qual a empresa ou você está passando, é imprescindível para manter a saúde emocional dos colaboradores sempre intacta e saudável, contribuindo para o crescimento profissional e pessoal de todos.

Como identificar que o clima da empresa está pesado?

Existem diversas razões que levam o clima organizacional a se tornar pesado, sendo que os principais são: má liderança, insatisfação com os benefícios oferecidos, ausência de feedback, presença de pessoas negativas no ambiente de trabalho e colegas de trabalho com atitudes tóxicas.

Para acabar com esse clima pesado e desagradável, é muito importante que a empresa e a liderança estejam atentas para identificar o problema e tomar as atitudes cabíveis para a resolução da situação. Para isso, pode ser necessário aplicar estratégias e técnicas de motivação que melhorem o clima organizacional e incentivem os profissionais em seu dia a dia.

Vale destacar que um ambiente tranquilo não se constrói apenas com descontração: é muito importante que haja confiança entre os colaboradores e gestores para que as coisas funcionem da melhor forma possível.

8 formas de melhorar o ambiente de trabalho

  • Estabeleça um nível maior de confiança entre os colaboradores;
  • Demostre respeito;
  • Assuma seus erros;
  • Dê feedbacks positivo e negativo;
  • Faça elogios;
  • Seja otimista;
  • Mantenha um clima agradável, descontraído e amigável;
  • Faça sua parte.

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