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Atitudes que o líder deve tomar quando as coisas vão mal

Pequenas ações no dia a dia podem transformar uma falha em um caso de sucesso

iStockphoto.com / Teun van den Dries Quem está à frente dos projetos precisa ajudar a equipe a aprender com os erros.

É cada vez mais comum nos depararmos com uma cultura que abraça a ideia de que o fracasso é, praticamente, um pré-requisito para o sucesso. Quem faz a diferença, segundo especialistas, é o próprio líder, que deve escolher entre aprender com as falhas e atingir seus objetivos ou simplesmente ignorá-las e, com isso, fazer com que esse seja o fim de um negócio.

Para ajudar as pessoas a tomarem iniciativas mais assertivas, uma matéria do site INC. separou cinco grandes atitudes que um líder deve ter quando as coisas fogem do controle. Para criar a lista, foram considerados livros de Craig Mullaney, executivo do Facebook, e artigos de John Danner e Mark Coopersmith, editores do The Wall Street Journal.

Crie uma cultura de franqueza

O executivo precisa entender que todo ser humano falha e que com ele não será diferente. A companhia Dun & Bradstreet tem uma cultura diferenciada, onde o CEO incentiva os funcionários a escreverem e falarem em público sobre as coisas que os atrapalham ou sobre ações nas quais não obtiveram sucesso. Segundo especialistas, reconhecer os erros é mais fácil quando vemos outras pessoas fazendo o mesmo. Assim, é possível aprender com eles e melhorar.

Entenda o que aconteceu

Para aprender com os fracassos, é preciso estudar e entender o que aconteceu. Faça uma linha do tempo ou uma narrativa para explicar para si mesmo os pontos falhos. Incentive os seus colaboradores a fazerem isso ou faça com eles.

Tranquilize as pessoas

Mesmo quando as pessoas compreendem as razões para as falhas, há sempre uma tendência em apontar o dedo para determinadas pessoas ou encontrar bodes expiatórios. Faça com que isso não se torne um jogo da culpa, mas um processo de aprendizagem para todos.

Não julgue

Ao fazer as perguntas, certifique-se de que sua pergunta refleta a estratégia global que você tenha definido. Ou seja, não dê exemplo apenas de uma falha ou de uma pessoa, isso coloca você numa posição julgadora. Uma boa dica é começar com o mais básico: o que, onde, como e por quê? Assim você encoraja a confiança e não precisa mencionar diretamente alguém.

Faça o mesmo processo com os resultados positivos

Além das falhas, é possível aprender com o sucesso. Faça as mesmas perguntas e utilize os mesmos mecanismos para entender o que deu certo em determinado projeto.

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