Home > Motivação > Como manter o entusiasmo inicial no trabalho?

Como manter o entusiasmo inicial no trabalho?

Atitudes simples como cuidar da qualidade da alimentação e do sono, encontrar características desafiadoras nas atividades cotidianas e valorizar diariamente a finalização de tarefas podem ajudar a manter a satisfação em alta.

Foto: © Depositphotos.com / depositedhar

Às vezes a relação com o trabalho remete a outros tipos de relacionamentos que temos em nossas vidas: no início tudo é desafiador, motivador e excitante. Mas, com o passar do tempo, as tarefas que em princípio tinham o poder de nos mobilizar positivamente começam a parecer estranhamente enfadonhas, os resultados já não são capazes de trazer tanta vibração e a vontade de buscar novas ideias é deixada para lá com cada vez mais frequência.

Manter o entusiasmo inicial no trabalho surge, então, como um grande desafio. Pode até ser impossível gerar novamente a adrenalina dos primeiros momentos, nos quais não apenas as atividades como todo o ambiente era uma grande novidade. Mas, com algumas atitudes diárias, é possível chegar bem perto desta energia do começo, gerando um nível de satisfação mais saudável e adequado para a manutenção de uma boa produtividade.

Algo bastante simples, mas que na prática faz muita diferença é a manutenção de uma vida saudável fora do ambiente de trabalho. Muitas vezes, com o acúmulo de atividades da rotina, vão sendo deixadas de lado ações como o cuidado com a alimentação e a prática de exercícios físicos. Ouro fator de extrema importância é o sono, sem a reparação diária de uma quantidade de horas suficientes (que variam de pessoa para pessoa) e bem dormidas fica impossível manter o ritmo, o pique e o humor dos momentos em que o corpo se encontrava mais descansado.

Outra dica para manter o entusiasmo inicial no trabalho é buscar aspectos positivos e apaixonantes na atividade de trabalho escolhida. Mesmo que surjam dificuldades – e que nem todos os dias tragam experiências gratificantes – é importante procurar sentir satisfação pela oportunidade de realizar um trabalho capaz de trazer prazer. Este olhar mais generoso e respeitoso em relação ao próprio trabalho tende, ainda, a aumentar a autoestima, fortalecendo o vínculo e o comprometimento com a atividade realizada, gerando, por consequência, mais entusiasmo.

Foto: © Depositphotos.com / belchonock

Por último, é bastante gratificante ter diariamente a consciência de que uma parte das tarefas foi finalizada. Terminando diariamente alguma parte do trabalho e enxergando esta entrega como uma vitória, o profissional perceberá mais facilmente a sua própria capacidade diante daquele desafio laboral. E, quanto mais consciente sobre o que esta realizando com os seus esforços, mais entusiasmado e satisfeito você se sentirá.

Matérias Relacionadas