A chamada cultura organizacional é a personalidade da empresa, o que abrange todos os costumes, hábitos, comportamentos, crenças, valores e política interna e externa da organização. Tudo isso influencia e interfere diretamente, de forma positiva ou negativa, no dia a dia dos colaboradores.
O principal objetivo da cultura organizacional é fazer com que todos os colaboradores cresçam e se desenvolvam juntos, de modo que todos sejam cada vez mais produtivos e motivados a fazer seu trabalho. Para que isso aconteça, porém, é imprescindível que a organização esteja bem alinhada com seus princípios, metas e com a sua gestão — de modo a garantir satisfação e qualidade.
Por saber a grande importância dessa estratégia, muitas empresas estão apostando em ações para aprimorar e melhorar constantemente sua cultura organizacional, a fim de agradar seus colaboradores e garantir que eles tenham experiências diárias mais prazerosas e que poderão aumentar sua motivação, produtividade e vontade de cooperação.
Para Michael D. Watkins, empresário e professor da IMD Business School, a cultura organizacional é moldada por incentivos, recompensas financeiras e não financeiras, além de reconhecimento, avanço e até mesmo punições. Ele ainda aponta, em seu artigo publicado pela Harvard Business Review, que “o propósito crucial da cultura é orientar as pessoas a encontrar a ‘realidade’, fornecendo uma base de alinhamento de objetivos e ações compartilhadas”.
Vale lembrar que existem diferentes tipos de cultura organizacional, e a empresa precisa estar em constante transformação e seguir as mudanças e tendências do mercado, mas sem perder sua essência e seus valores.
6 benefícios da cultura organizacional
A cultura organizacional pode trazer diversos benefícios tanto para empresa como para os colaboradores. Afinal, é por meio dessa estratégia que será possível crescer, alcançar o tão sonhado sucesso e se destacar em meio à concorrência. Para entender todas as vantagens trazidas por esse processo, confira as principais a seguir:
- Aumento da produtividade dos colaboradores;
- Funcionários mais felizes e cooperativos;
- Foco no crescimento e desenvolvimento das carreiras;
- Diminuição dos conflitos internos;
- Maior satisfação dos clientes;
- Comunicação mais clara e objetiva.