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Falar inglês melhor requer objetivos

© Depositphotos.com / Syda_Productions O estudo do idioma precisa ser encarado como algo que faz parte do dia a dia do profissional.

Entre as coisas que aprendi em minha carreira como consultor de inglês para executivos, está a importância do tempo bem aproveitado. Profissionais de alto desempenho não têm tempo a perder, e a pressão por resultados dificulta a aquisição do inglês. É preciso definir objetivos claros! E para defini-los, é preciso ter em mente algumas ideias norteadoras sobre o ensino de inglês para adultos.

A língua não é mais importante que aquilo que ela comunica

Qualquer idioma comunica ideias. Trata-se de uma ferramenta criada e moldada pelo homem para a organização do tecido social que gera a nossa cultura como um todo. Logo, tratar uma língua estrangeira como algo alienígena, difícil de compreender, ao qual devemos separar uma quantidade específica de tempo, como mais uma tarefa para a semana, vai contra a natureza de qualquer língua, que é justamente a de permear a vida em todos os seus aspectos.

Faça o seguinte: pense nos temas que estão ocupando o seu pensamento hoje. Podem ser as suas responsabilidades para o dia, suas preocupações com o trabalho ou com os seus relacionamentos, até a sua vontade de tirar o dia de folga e relaxar. Agora pergunte a si mesmo: você poderia pensar as mesmas coisas, mas em inglês? A resposta para essa pergunta pode determinar uma entre duas coisas: a) que você pode sim pensar em inglês e não vinha fazendo isto como deveria; ou b) você não está estudando de forma eficaz, talvez por não ter objetivos claros que guiem o seu aprendizado.

Dica: interaja por meio de perguntas que esclareçam os seus objetivos

Se você já sabe um pouco de inglês, ter objetivos realistas pode fazer você avançar mais rápido. Tomemos uma situação cotidiana: uma reunião de trabalho com estrangeiros. Nesse cenário, você poderá ter objetivos como o de esclarecer o que outra pessoa quis dizer, conhecer a opinião de alguém, pedir sugestões para solucionar um problema e verificar se o que você disse foi entendido por todos. Para alcançar essas metas, é importante fazer perguntas, como as que seguem:

Can you explain more about this situation? – Esta pergunta é um convite para que a pessoa fale mais sobre o assunto, dando uma oportunidade melhor para o entendimento do tema.

How do you feel about it? – Uma boa maneira de saber a opinião de alguém sobre uma decisão que está sendo discutida.

Based on your experience, what do you suggest we do here? – Uma maneira cortês de escutar o que alguém tem a dizer sobre o tema em questão.

Can you give us some examples? – Exemplos ajudam a entender algo que parece muito abstrato.

What are the consequences of making this decision? – Assim, simplifica-se a conversa e a pessoa vai direto ao ponto: trata-se de uma boa decisão ou não?

Did I answer your question? (Ou ‘Do you have any questions?’) – A palavra question pode se referir tanto a ‘questão’ como a ‘dúvida’, e você pode usá-la para se certificar de que foi entendido pelos demais.

Por meio da elaboração de perguntas simples e diretas, você conseguirá, dentro das suas limitações, ter um alcance maior para o que você pode realizar em língua inglesa. Para quem trata o tempo como uma rara commodity, este tipo de raciocínio permite um aprendizado menos estressante, menos centrado nos aspectos técnicos da língua, e com resultados melhores. Mas é preciso avaliar o próximo passo para o seu progresso. Como acontece com tantas coisas da vida, aprender inglês também é uma jornada de autodescobrimento.

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