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Qual o papel das emoções no desenvolvimento pessoal e profissional?

© Depositphotos.com / stockasso Na vida e no trabalho o controle adequado das emoções só traz benefícios.

Todas as pessoas desejam alcançar sucesso e felicidade. O desenvolvimento pessoal e profissional é fundamental para potencializar as habilidades e competências individuais, ampliando as realizações e proporcionando uma vida mais bem-sucedida.

Durante muito tempo, o potencial de uma pessoa para alcançar o sucesso era medido pelo QI. A partir da década de 90, porém, o conceito de Inteligência Emocional mostrou que a capacidade de lidar com os sentimentos e com as situações do dia a dia é a principal habilidade que deve ser desenvolvida para alcançar o sucesso e a felicidade.

Isso porque as emoções estão presentes em todas as esferas da vida (pessoal, profissional e social), bem como nos relacionamentos, na autoconfiança, na maneira de cada um enfrentar os desafios, superar momentos difíceis, usar seu potencial e lidar com suas limitações.

A importância em lidar com as emoções

As emoções funcionam como um sinalizador do estado interno de cada um, alertando sobre as necessidades individuais, apoiando tomadas de decisão e estabelecendo limites comportamentais. Elas são como um guia e, ao entender suas emoções e aprender como controlar e direcionar cada uma delas, o indivíduo se torna capaz de expressar o que sente e compreender como os outros estão se sentindo. Isso permite a construção de relações mais fortes e sólidas consigo mesmo e com o outro.

Inteligência Emocional e crescimento profissional

Pessoas que sabem lidar com as emoções têm características e atitudes fundamentais para alavancar a carreira e crescer profissionalmente. São elas:

– Aptidão para trabalhar em equipe;
– Comunicação assertiva;
– Capacidade de liderar e motivar pessoas;
– Habilidade de reconhecer talentos;
– Predisposição para escutar os outros e dizer o que pensa;
– Ausência de necessidade do reconhecimento externo;
– Competência para trabalhar sob pressão de forma calma;
– Capacidade de fazer críticas construtivas;
– Dar feedbacks positivos;
– Persistência e foco;
– Capacidade de enxergar os problemas como oportunidades;
– Habilidade de focar no lado positivo das situações;
– Empatia e bom relacionamento;
– Respeito às diferenças;
– Administração de conflitos.

Inteligência Emocional e crescimento pessoal

Pessoas emocionalmente inteligentes também apresentam crescimento na vida pessoal. Veja as principais competências de uma pessoa que sabe administrar as emoções:

– Alto grau de autoestima e autoconfiança;
– Habilidade para reconhecer suas virtudes e oferecê-las ao mundo;
– Capacidade de encontrar um propósito por trás das atividades;
– Controle sobre as emoções;
– Calma para tomar decisões e agir;
– Saúde mental preservada;
– Tendência à ação e não à reação;
– Capacidade de se colocar no lugar do outro;
– Respeito às diferenças;
– Habilidade de ouvir críticas e crescer com elas;
– Capacidade de aprender com os erros;
– Enfrentar os medos e sair da zona de conforto.

Desenvolva a sua Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

Se você quer desenvolver sua capacidade de lidar melhor com as emoções, com a motivação e com as relações, conheça o Método Lotus: são três dias dedicados ao desenvolvimento de sua Inteligência Emocional, das habilidades interpessoais e do autoconhecimento.

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