Novas estratégias surgem a todo momento para atrair os selecionadores. Semelhante a um jogo de tentativa e erro, candidatos reinventam seus currículos tirando e colocando informações que possam despertar o interesse das empresas. Mas o que ainda é válido manter no currículo na hora de disputar uma vaga?
Jacquelyn Smith e Rachel Gillett, respectivamente editora e repórter do site Business Insider, reuniram as informações que, na opinião de especialistas, não precisam mais estar presentes no currículo. Em certos casos, eles podem até despertar o desinteresse dos selecionadores!
O Mundo Carreira selecionou cinco dessas dicas para você:
Objetivo
Se você se candidatou, já é óbvio que você quer o trabalho. A única exceção é quando você estiver em uma situação única, como uma completa mudança de segmento. Aí pode ser útil incluir um breve resumo.
Experiências de trabalho irrelevantes
Sim, você pode ter sido o “rei de fazer milk-shakes” no restaurante que você trabalhou no ensino médio. Porém, a menos que você esteja planejando ficar conhecido por esse título, é hora de se livrar dessas informações. Somente inclua esta experiência se ela realmente mostrar habilidades adicionais que podem agregar à vaga que você deseja. Mas atenção: o fato de não escrever no currículo não significa que ela seja irrelevante na hora da entrevista. Durante a conversa com o selecionador esta experiência pode ser citada.
Mentiras
Entre os gerentes de contratação, as mentiras são o pior erro de um currículo. Um candidato escreveu uma vez que era o ex-CEO da empresa para a qual enviou o currículo. Outro afirmou ser vencedor do Prêmio Nobel e outro havia frequentado uma faculdade que não existia. Essas mentiras não são capazes de compensar a falta das qualificações exigidas para a vaga. Por isso, o melhor mesmo é o candidato se concentrar nas habilidades que pode oferecer.
Muitas informações destacadas
Se você sobrecarregar seu currículo com muitos destaques o selecionador não vai se sentir atraído, mas vai apenas passar os olhos sobre eles. Use grandes marcações apenas para ressaltar as informações mais importantes do currículo. Se você destaca tudo, tudo passa a ser importante, o que significa que nada é relevante.
URLs de mídias sociais que não estão relacionados com a posição segmentada
Links para seus blogs pessoais, Pinterest ou Instagram não têm nenhuma relação direta com a vaga. Há candidatos que tendem a pensar que seus sites pessoais de mídias sociais são valiosos, quando, na verdade, estão se pondo em risco. Para evitar constrangimentos, você deve listar URLs relevantes, como sua página do LinkedIn ou qualquer outro que seja profissional e diretamente relacionado à posição que você está tentando ocupar.