Conquistar aquela importante vaga de emprego, se aventurar no mundo do empreendedorismo, mudar de carreira ou se recolocar no mercado. Estes são alguns dos motivos que levam muitos profissionais a procurarem os serviços de um coach.
Este profissional, indicado para os mais variados setores, desde carreira até saúde, é aquele que ajuda as pessoas a saírem de um ponto “A” para um ponto “B”. As metas e diretrizes são alinhadas entre o coach e coachee que é a pessoa que contrata os serviços.
A prática de coaching vem crescendo nos últimos anos e muitas pessoas têm investido neste serviço, o que fez aumentar a quantidade de nichos onde ele se faz presente, mas também a preocupação, uma vez que podem existir maus profissionais e oportunistas por aí. Para não cair em armadilhas, como escolher o melhor coach?
“Com uma variedade de profissionais no mercado, a escolha deve ir além de uma simples busca na internet. O primeiro passo é identificar o histórico, resultados e experiências”, orienta Scher Soares, especialista em Comportamento e Desenvolvimento Humano.
Após uma pesquisa, selecione os possíveis candidatos e busque referências, para saber se o perfil do profissional está de acordo com suas expectativas. “Procure alguém que esteja disposto a ajudar você a seguir com o plano e executá-lo de forma eficiente, a fim de atingir o alvo”, destaca o especialista.
É importante lembrar que o coach não é um parceiro do coachee, e sim da meta a ser alcançada. “Se a relação for de parceria, em algum momento, o coach acaba colocando o seu cliente em uma zona de conforto. Lutar pelos nossos objetivos nem sempre é fácil. Em algum momento, vai exigir um esforço maior. Nesse processo, é preciso sentir um pouco de dor, mas mesmo assim seguir adiante”, conclui Scher.
Dicas de como escolher um coach de maneira mais assertiva
Para fugir dos aproveitadores e contratar os serviços de um profissional que vai realmente lhe ajudar a alcançar os objetivos, Scher Soares separou algumas dicas:
1. Cheque a quilometragem
O coach, como diversas outras profissões, necessita de experiência, volume de sessões e de clientes. Levante com o profissional que está avaliando quantos clientes ele já teve, quantos ele tem ativos no momento, há quanto tempo atua na área e qual o volume aproximado de sessões realizadas.
2. Perfil dos coaches
Seguramente você terá importantes benefícios se o seu coach já tiver histórico e experiência no atendimento a perfis e contextos relativamente relacionados ao seu. Se você é um executivo sênior, por exemplo, e ele não tem grandes experiências com profissionais nessa posição, provavelmente ele não terá o mesmo volume de referências daquele com grande experiência nesse quesito.
3. Profissão, cargos e experiências anteriores
Certamente a formação do seu coach é muito importante, mas o processo em si transcende o simples uso de técnicas. A experiência pregressa do coach faz parte seu perfil.
4. Referências
Solicite algumas referências de coachees que ele atendeu e faça contato para compreender a percepção de outras pessoas que passaram pelo processo.
5. Histórico de resultados
Pesquise quais resultados os coachees do seu coach acumulam, frutos desse trabalho.
6. Cases de sucesso
Verifique se o seu coach tem alguns cases de sucesso mais expressivos e discuta com ele sobre isso. Aproveite para checar se o perfil, ritmo e estilo estão alinhados com as suas expectativas.
7. Profissionalismo
Certifique-se a respeito das formações, cursos auxiliares e do profissionalismo do seu coach. Não hesite em solicitar mais informações para ter a certeza de que irá trabalhar com um profissional tecnicamente preparado para ajudá-lo a avançar firmemente na direção da sua meta.