Se você busca uma oportunidade de emprego, saiba que dificilmente você foi o único a enviar o currículo. Certamente muitas vezes mais ou menos qualificadas do que você se mostraram interessadas a brigar pela vaga. E é bom ressaltar: a hora da entrevista é um divisor de águas, independentemente da qualidade do seu currículo ou dos anos de experiência.
Coloque-se no lugar do selecionador: você contrataria alguém com um belo currículo, mas que nem se deu ao trabalho de conhecer a empresa que a contatou ou que parece que não lê o próprio currículo há anos, já que suas respostas não batem com o que está escrito no papel? Então, percebe como a entrevista pode ratificar ou cancelar o interesse da empresa pelos seus serviços?
“A entrevista de emprego é, justamente, a maneira que o empregador dispõe para conhecer melhor o candidato e avaliar se ele se encaixa no perfil. Por isso, considere este momento uma oportunidade de a empresa conhecer melhor suas qualidades e potencial de trabalho”, orienta Juliana Barsotti, coordenadora de Recursos Humanos da TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção.
Check list da entrevista
Que tal ter um roteiro básico de como melhorar sua performance durante uma entrevista? Juliana Barsotti preparou um para você:
- Desligue o celular.
- Procure saber o maior número de informações possível sobre a empresa antes da entrevista.
- Conheça bem o seu currículo, afinal de contas, é a sua vida profissional que está descrita lá e você precisa saber responder sem titubear as informações que constam nele.
- Nunca se atrase nem chegue muito antes do horário marcado. Se acontecer o atraso, ligue para a empresa informando o motivo.
- Prime pela boa apresentação e procure usar roupas discretas.
- Fale com clareza e seja objetivo.
- Evite vícios de linguagem e erros de português e não use gírias.
- Esteja preparado para responder sua pretensão salarial, horário de trabalho, disponibilidade de mudar de cidade etc.
- Procure enfatizar, além dos cargos ocupados, as contribuições que você pode trazer para a empresa.
- Evite dar respostas curtas, como sim, não e é.