Home > Plano de Carreira > Atinja um bom Desenvolvimento de Carreira em 2014. Saiba Como!

Atinja um bom Desenvolvimento de Carreira em 2014. Saiba Como!

Parar e refletir seus objetivos e habilidades é o primeiro passo para alcançar o desenvolvimento pretendido

A cada começo de ano, novas metas são traçadas. Para colocá-las em prática, são necessários planos concretos e específicos. Algumas etapas ajudam nesse processo. O primeiro passo é relembrar o que foi feito no ano anterior e estabelecer o que você quer alcançar no ano esta começando. É o famoso brainstorm. Não se autocensure, anote tudo o que lhe passar pela cabeça. Para isso, faça um levantamento de quais são os seus valores e em cima disso trace os objetivos. Identificar o que te dá prazer ajuda no estabelecimento de objetivos e prioridades.

Com suas ideias em mãos, defina quais são suas áreas de domínio e por consequência, as mais significativas para sua carreira. Um aspecto relevante para descobrir suas habilidades é estar atento aos elogios que recebe. Identifique também seu estilo de aprendizagem. Por exemplo, se você é uma pessoa que aprende através do visual, terá mais facilidade em imaginar cenas e imagens sobre o que as pessoas estão falando. Se você aprende as informações apenas ouvindo, você é capaz de ouvir detalhes e montar histórias com as informações que recebe. Já se você é uma pessoa sinestésica, que precisa gesticular enquanto fala, você se guia pela experiência motora.

Identificando habilidades e aquilo que lhe dá prazer, trace e organize metas concretas que transformem suas ideias abstratas em realizações. Muitas pessoas traçam simples intenções de futuro e acreditam que dessa forma estabeleceram metas. Para que isso não aconteça, você deve ter objetivos específicos e realizáveis. Por exemplo, se você deseja organizar um processo de trabalho ou melhorar as relações com as pessoas, você tem que se perguntar qual processo quer organizar e o que vai fazer para melhorar as relações.

Com isso estabelecido, é importante a utilização da chamada meta SMART, sigla que une as características que cada meta deve ter: ser específica (specifics), mensurável (measurable), realizável (archievable), relevante (relevants) e com prazo definido (timed). A meta SMART é um exercício clássico dentro do coaching – processo que une conhecimentos de diversas áreas e tem por objetivo que as pessoas conheçam e atinjam suas metas e seu potencial máximo.

Mulher nos negócios

Foto: © Depositphotos.com / monkeybusiness

Não se esqueça que a única maneira de alcançar seus os objetivos é agindo. Assim, esteja engajado com os projetos e metas que definiu. Uma vez por semana, revise seus projetos e verifique o que foi cumprido e o que foi deixado de lado. E uma vez por mês reveja suas metas e analise se sua meta SMART ainda faz sentido. Além de apontar se tudo corre bem, isso também serve para que você melhore cada vez mais.

Matérias Relacionadas